(…)Desigualdade crescente: Lasch critica a crescente disparidade entre ricos e pobres, argumentando que ela mina a democracia e cria uma sociedade de duas classes. Ele observa que as elites se beneficiaram desproporcionalmente do crescimento econômico, enquanto a classe trabalhadora ficou para trás. “[As elites] se separaram cada vez mais do resto da sociedade americana, tanto em termos de seus valores quanto de seu estilo de vida.”
(…)Mídia: Lasch acusa a mídia de ser tendenciosa a favor das elites e de promover seus valores e agenda. Ele argumenta que a mídia se tornou uma ferramenta de propaganda para as elites, manipulando a opinião pública para servir seus próprios interesses. “A mídia se tornou uma ferramenta das elites, usada para promover seus próprios interesses e manter seu poder.”
(…)Restauração dos valores morais: Lasch defende a restauração dos valores morais tradicionais, como o trabalho duro, a frugalidade e o patriotismo. Ele acredita que esses valores são essenciais para uma sociedade justa e próspera.
A Revolta Das Elites E A Traição Da Democracia
Livro – A Revolta Das Elites E A Traição Da Democracia escrito por Christopher Lasch
Esta obra já nasceu clássica, e até hoje é uma referência entre o público conservador na sociedade norte-americana. E a controvérsia a respeito das ideias que ela traz aumentou em torno devido ao ataque direcionado de Lasch às elites, sua perda de valores morais e seu abandono da classe média e dos pobres, pois ele coloca a mídia e as instituições educacionais como uma grande fonte do problema.
Neste trabalho espirituoso, Lasch clama por um retorno à comunidade, escolas que ensinem história e não auto-estima, e um retorno à moralidade e até mesmo aos ensinamentos da religião. Ele faz isso de maneira apartidária, observando as lições da história americana e castigando os que estão no poder pelo fosso cada vez maior entre as classes econômicas, que criou uma crise na sociedade americana.
A Revolta das Elites e a Traição da Democracia é um comentário social fascinante.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
➡️Leia Trechos do livro: “A Revolta Das Elites E A Traição Da Democracia” de Christopher
(…)”As elites americanas perderam a fé na democracia e no povo americano. Elas se retiraram da vida pública e se refugiaram em seus próprios mundos privilegiados, onde vivem livres das pressões e responsabilidades da cidadania comum.”
(…)”A ascensão das elites tecnocráticas e meritocráticas levou ao declínio da democracia, pois essas elites não são responsáveis perante o povo e não estão comprometidas com os valores democráticos.”
(…)”É necessário restaurar a fé do povo na democracia e nas elites. Isso só pode ser feito se as elites se comprometerem novamente com os valores democráticos e trabalharem para beneficiar a maioria da população.”
(…)”As elites americanas são cada vez mais cosmopolitas e globalistas, e têm menos interesse nos problemas e preocupações dos americanos comuns. Elas se veem como cidadãos do mundo, em vez de cidadãos de um país específico.”
(…)”As políticas das elites beneficiaram principalmente os ricos e poderosos, enquanto a maioria da população ficou para trás. Isso levou a um aumento da desigualdade e da insatisfação social.”
(…)”As elites precisam ser mais responsáveis perante o povo e mais transparentes em suas ações.”
(…)”O sistema político e econômico precisa ser reformado para ser mais justo e equitativo.”
Conheça o Autor
Christopher Lasch nasceu em 1932, em Nebraska, e morreu em 1994, em Nova York. Foi crítico cultural e professor de história da Universidade de Rochester. Entre outros livros, escreveu A revolta das elites e A cultura do narcisismo, que venceu o National Book Award em 1980 e logo tornou-se um best-seller.
Detalhes do livro
Editora: Edições 70; 1ª edição (1 abril 2024) Idioma: Português Capa comum: 320 páginas ISBN-10: 6554272429 ISBN-13: 978-6554272421 Dimensões: 16 x 1.7 x 23 cm.