(…) “A obra procura desvelar um dos fatores menos analisados da economia mundial: os traders de commodities bilionários que compram, acumulam e vendem os recursos naturais do planeta.“
(…) “Raramente paramos para considerar de onde vieram o petróleo que abastece nossos carros até os metais que alimentam nossos smartphones. No entanto, deveríamos.”
O mundo à venda: Dinheiro, poder e os traders que negociam os recursos do planeta
Premiado pelo “Economist Book of The Year”
O mundo moderno é construído a partir das commodities ― desde o petróleo que abastece nossos carros até os metais que alimentam nossos smartphones.
Raramente paramos para considerar de onde elas vieram. No entanto, deveríamos.
O Mundo à Venda procura desvelar um dos fatores menos analisados da economia mundial: os traders de commodities bilionários que compram, acumulam e vendem os recursos naturais do planeta.
Trata-se da história de como um punhado de empresários aventureiros se tornaram peças indispensáveis nos mercados globais, possibilitando uma enorme expansão no comércio internacional e conectando países ricos em recursos ― não importa quão corruptos ou devastados pela guerra ― com os centros financeiros do mundo.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
O resultado é um passeio surpreendente pelas fronteiras mais selvagens da economia global, bem como um guia revelador de como o capitalismo realmente funciona.
“O Mundo à Venda é a história reveladora e definitiva dos traders mais poderosos e sigilosos do mundo. Esses traders de commodities, que incluem todo tipo de amorais implacáveis, excêntricos e corruptores, desempenham um papel fundamental na economia global, que poucas pessoas compreendem. Javier Blas e Jack Farchy apresentam isso com maestria, com o respaldo de décadas de experiência cobrindo o tema.”― Bradley Hope, autor de O Blefe de Um Bilhão de Dólares, best-seller do New York Times
#TRECHOS do Livro
(…) No Iraque, os traders de commodities ajudaram Saddam Hussein a vender petróleo, contornando as sanções da ONU; em Cuba, trocaram açúcar por petróleo com Fidel Castro, ajudando a manter viva a revolução comunista; e venderam secretamente milhões de toneladas de trigo e milho dos EUA para a União Soviética, sustentando Moscou no auge da Guerra Fria. Quando Igor Sechin, chefe da gigante petrolífera russa Rosneft e aliado do presidente Vladimir Putin, precisou levantar US$10 bilhões em pouco tempo, para quem ele ligou? Para os traders de commodities.
(…) Um dia, por fim, um grupo de combatentes rebeldes surpreendeu o comboio de Gaddafi, e o homem que governou a Líbia com mãos de ferro por quatro décadas fugiu, procurando abrigo em um cano de esgoto. Os rebeldes o arrastaram para fora e o espancaram até a morte – um momento horrível de triunfo que foi filmado em um telefone celular e transmitido para todo o mundo.
Conheça os Autores
Javier Blas e Jack Farchy são dois dos jornalistas mais conhecidos do mundo na cobertura de temas como energia, commodities e traders. Ambos trabalham para a Bloomberg, na qual Blas é colunista especializado em energia e commodities, e Farchy é repórter sênior especializado em recursos naturais. O Mundo à Venda é a primeira obra publicada dos autores.