(…)”Vale de las Lágrimas, janeiro de 1973: por causa do degelo, a fuselagem estava um metro e meio acima do nível em que se encontrava quando na presença dos sobreviventes, com o que sobrou do avião praticamente enterrado na neve.”
(…)”A mensagem que Nando Parrado escreveu e jogou para o tropeiro Sergio Catalán, pelo outro lado do rio, para informar quem eram.”
(…)”J. A. Bayona nos destroços do avião de catorze metros de comprimento e 7 mil quilos, no set de filmagem mais alto dos três erguidos em Sierra Nevada. A fuselagem é uma réplica idêntica à original do Fairchild 571.”
(…)”Os atores descansam durante filmagem no mais alto dos três sets montados em Sierra Nevada, a 3 mil metros de altura, em Borreguiles, na área conhecida como Laguna de las Yeguas.”
A sociedade da neve
Livro – A sociedade da neve (Nova edição): O livro que deu origem ao filme da Netflix
Escrito por: Pablo Vierci
A verdadeira história de como dezesseis jovens conseguiram sobreviver durante 72 dias num dos ambientes mais inóspitos do planeta depois da queda do avião em que viajavam.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
A história foi adaptada para filme, disponível na Netflix e indicado ao Oscar 2024 nas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Filme Internacional.
Em outubro de 1972, um avião fretado da Força Aérea do Uruguai que rumava para o Chile se choca contra uma montanha nos Andes. Das 45 pessoas a bordo – a maioria fazia parte de um time de rúgbi amador -, 29 sobrevivem ao impacto, mas apenas dezesseis serão resgatadas, depois de improváveis 72 dias.
Durante esse longuíssimo período, os sobreviventes ficam cercados por rocha e gelo, sem roupas apropriadas, sob temperaturas de até trinta graus negativos, abrigados no que restara da fuselagem depois da colisão. Famintos, lançam mão de um recurso extremo: alimentar-se dos corpos dos amigos mortos.
Dez dias depois do acidente, a primeira notícia que ouvem do mundo exterior por um radinho recém-consertado é que as buscas pelo avião foram abandonadas. Como se não bastasse, uma avalanche soterra a fuselagem partida. Os que conseguem sobreviver ficam enterrados vivos durante três dias.
Sem outra alternativa, decidem sair de lá por si mesmos. Mas para isso será preciso escalar o paredão de gelo que os separa de um horizonte desconhecido – que pode ser a salvação ou a desesperança final.
📖 Livro Completo: Clique aqui🔴
➡️Leia Trechos do livro: “A sociedade da neve” de Pablo Vierci
(…)O avião se inclinou bruscamente para a direita, como se estivesse sendo puxado por uma força invisível. O pânico se instalou na cabine. Os passageiros gritavam e se agarravam aos seus assentos.
(…)O impacto foi terrível. O avião se partiu em dois e deslizou pela neve por centenas de metros antes de parar. Um silêncio mortal tomou conta do local.
(…)Presos nas montanhas geladas dos Andes, os sobreviventes enfrentavam um ambiente hostil e implacável. O frio era intenso, a comida escassa e a esperança, quase inexistente.
(…)Para sobreviver, os amigos precisaram tomar decisões difíceis. Racionaram a comida, construíram abrigos precários e cuidaram dos feridos.
(…)O desespero e a fome levaram os sobreviventes a tomarem a terrível decisão de comer carne humana. Foi um ato de extrema necessidade, que os marcaria para sempre.
(…)Após semanas de espera, os sobreviventes decidiram enviar uma expedição em busca de ajuda. Dois dos mais fortes e experientes membros do grupo partiram em uma jornada árdua e perigosa.
(…)Depois de 72 dias nos Andes, os sobreviventes foram finalmente resgatados. A notícia de sua sobrevivência contra todas as probabilidades chocou o mundo.
(…)A fé desempenhou um papel importante na vida dos sobreviventes durante esse período difícil. Muitos se voltaram para a religião em busca de força e consolo.
(…)Os sobreviventes também encontraram força na lembrança de suas famílias e amigos. A esperança de revê-los os motivava a seguir em frente.
(…)A história dos Andes é um lembrete de que os seres humanos são capazes de coisas incríveis quando se unem e trabalham em conjunto.
(…)O livro “A Sociedade da Neve” é um relato comovente e detalhado dessa história incrível. É um livro que deve ser lido por todos aqueles que se interessam pela natureza humana e pelo poder da sobrevivência.
Conheça o Autor
Pablo Vierci nasceu em Montevidéu, em 1950. É romancista, jornalista e roteirista de filmes e documentários. Conquistou duas vezes o segundo lugar no Prêmio Nacional de Literatura do Uruguai (1987 e 2004) e o Livro de Ouro da Câmara Uruguaia do Livro (2009). Em 2003, venceu o Citi Journalistic Excellence Award, conferido pela Universidade Columbia, de Nova York.
Detalhes do livro
Editora: Companhia das Letras; 2ª edição (14 março 2023) Idioma: Português Capa comum: 416 páginas ISBN-10: 655921351X ISBN-13: 978-6559213511 ASIN: B0BSHC8ZKR Dimensões: 14 x 2.2 x 21 cm.