(…)”Era um homem de ciência, estudioso e metódico, que se dedicava ao estudo da mente humana.”
(…)”A Casa Verde, como era conhecido o manicômio, era um lugar sombrio e opressor, onde os internos eram mantidos em cativeiro.”
(…)”Pacheco, um jovem rico e culto, chega à vila e se apaixona por Lia, a filha de Bacamarte.”
(…)”Lia adoece gravemente e Bacamarte, obcecado com suas teorias, se recusa a chamar um médico.”
O Alienista
Livro – O Alienista: Coleção Clássicos: 1
Escrito por: Machado de Assis
Publicado pela primeira vez no periódico A Estação, em 1881, e lançado como parte da coletânea Papéis avulsos no ano seguinte, O alienista é um dos textos mais icônicos de Machado de Assis.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Este conto – ou novela (dependendo a quem você pergunta) – narra a história de Dr. Simão Bacamarte, um médico renomado da vila de Itaguaí, que decide se dedicar ao estudo da mente humana.
Assim, Bacamarte inaugura o primeiro manicômio da vila, onde começa a internar todos os habitantes mentalmente perturbados. Porém, à medida que a trama se desenrola, sua definição de insanidade se amplia cada vez mais, levando o médico a uma conclusão fantástica sobre a natureza humana e o que realmente constitui a normalidade.
Primeiro livro da Coleção Clássicos da Editora Planeta, organizado por Tatiany Leite do canal Vá Ler Um Livro, com ilustrações de Malfeitona e prefácio de Daniela Arbex, O alienista é uma narrativa satírica sobre a relação tênue entre poder, conhecimento e loucura.
📖 Livro Completo: Clique aqui🔴
➡️Leia Trechos do livro: “O Alienista” de Machado de Assis
(…)Simão Bacamarte, lente de aumento e microscópio da sociedade, não descobria senão monstros onde só via homens.
(…)Estudava o homem como se este fosse um inseto, e a sociedade como se fosse um formigueiro.
(…)A Casa Verde era o antípoda da Casa Grande. Nesta, a opulência e o luxo; naquela, a sordidez e a miséria.
(…)Os loucos eram tratados como animais, enjaulados como feras.
(…)O povo de Itaguaí assistia com horror à fúria de Bacamarte.
(…)As ruas da vila se transformaram em um campo de batalha.
(…)Bacamarte finalmente havia alcançado seu objetivo: a vila de Itaguaí estava livre da loucura.
(…)Mas a que preço esse triunfo havia sido alcançado?
(…)As vozes dos loucos que ele havia internado o atormentavam.
(…)Ele se viu preso em sua própria armadilha, cercado pela loucura que ele mesmo havia criado.
(…)A Casa Verde foi fechada e seus internos libertados.
📕”Pegue o seu livro” ➡️ Clique aqui🟢
Conheça o Autor
Conhecido como Bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis (1839-1908) foi crítico literário, jornalista, poeta, dramaturgo, cronista, contista e romancista de obras canônicas como Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
Autor prolífico e inovador, nasceu no Rio de Janeiro, no Morro do Livramento, de mãe imigrante portuguesa e pai brasileiro, pintor de paredes. Ao longo da vida, Machado assumiu cargos públicos e conquistou o reconhecimento intelectual, tendo sido um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O Bruxo do Cosme Velho é conhecido por sua escrita irônica, crítica social e profundidade psicológica, sendo considerado por muitos o maior escritor da literatura brasileira.
Detalhes do livro
Editora: Planeta; 1ª edição (20 maio 2024) Idioma: Português Capa comum: 144 páginas ISBN-10: 8542226895 ISBN-13: 978-8542226898 ASIN: B0D2YN81PM Dimensões: 14 x 1 x 21 cm.