
(…)“O cuidado com as próximas gerações é um tema referido a muitos campos do saber — política, economia, história, sociologia. Neste livro, Vera Iaconelli se propõe a refletir aqui sobre a mentalidade que imputa à mãe e, acima de tudo, à genitora um papel insubstituível no cuidado com as crianças, mentalidade presente no discurso maternalista.”
(…)“Com clareza e concisão, Iaconelli costura uma trama argumentativa que passa pelas condições de constituição do sujeito; aborda a diferenciação entre gestar, assumir o parentesco e cuidar de uma vida; e, sem homogeneirzar a categoria “mulher”, reconhece que a experiência da parentalidade é determinada por fatores como raça, classe, gênero e faixa etária.”
Manifesto antimaternalista
Livro – Manifesto antimaternalista: Psicanálise e políticas da reprodução
Escrito por: Vera Iaconelli
Uma denúncia contundente da armadilha ideológica que responsabiliza as mulheres pelo cuidado com as próximas gerações.
Notória especialista no tema da parentalidade, a psicanalista Vera Iaconelli apresenta sua contribuição mais radical para a crítica da ideologia que considera as mulheres insubstituíveis no cuidado com as crianças. Com clareza e concisão, a autora sublinha a dimensão política do trabalho reprodutivo, já que cuidar das novas gerações é uma tarefa imprescindível para a manutenção da sociedade.
Neste Manifesto antimaternalista, ela lança nova luz sobre a teoria psicanalítica, revisitando autores como Freud, Lacan e Winnicott, e incorporando contribuições vindas dos estudos de gênero e das relações raciais, do pensamento decolonial e das reflexões sobre os efeitos do neoliberalismo na construção das subjetividades.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
O livro aborda a diferenciação entre gestar, assumir o parentesco e cuidar de uma vida, e, sem homogeneizar a categoria “mulher”, reconhece que a experiência da parentalidade é determinada por fatores como raça, classe, gênero e faixa etária.
Para Iaconelli, os embates sobre o cuidado e a reprodução da vida são embates políticos ― e a psicanálise é uma arma da qual não podemos abrir mão.
(…)”Resultado de uma longa cadeia de eventos políticos e sociais que moldaram um ideal de maternidade baseado na hipervalorização do papel de cuidadora e na concepção de um instinto materno que impõe sacrifício, abnegação e culpa, o maternalismo é a ideologia que atribui às mulheres um papel insubstituível no cuidado com as crianças.
Neste Manifesto antimaternalista, Vera Iaconelli discute como um olhar contemporâneo sobre as teorias psicanalíticas pode contribuir para uma compreensão mais complexa e emancipatória dos papéis de pais e mães.”
Conheça o Autor
Vera laconelli é psicanalista, fundadora e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise. Doutora em psicologia pela USP, é colunista da Folha de S. Paulo, autora dos livros O mal-estar na maternidade e Criar filhos no século XXI e co-organizadora da coleção Parentalidade & Psicanálise (com Daniela Teperman e Thais Garrafa).
Detalhes do livro
Editora: Zahar; 1ª edição (15 setembro 2023) Idioma: Português Capa comum: 256 páginas ISBN-10: 6559791300 ISBN-13: 978-6559791309 ASIN: B0CBNL6GN9 Dimensões: 14 x 1.4 x 21 cm.