Leia o livro ‘Baiôa sem data para morrer’ Rui Couceiro

(…)”Localizada no Alentejo, zona rural de Portugal, Gorda-e-feia é uma pequena e monótona aldeia com velhos moradores à espera do dia do juízo final. A rotina é regada a vinho, fofocas, maldições, tradições e uma sensação constante de abandono.”

(…)”Joaquim Baiôa é um idoso que se dedica a restaurar casas abandonadas de Gorda-e-feia com a esperança de atrair novas pessoas e fazer renascer a vida do local. Só que Baiôa esconde um segredo: ele sabe a data da morte de todos os moradores da aldeia, menos a dele.

Baiôa sem data para morrer

Livro – Baiôa sem data para morrer escrito por Rui Couceiro

Os fãs de Valter Hugo Mãe e Gabriel García Márquez vão se apaixonar por essa obra envolvente, com doses de ironia e um toque de realismo fantástico.

Com grande habilidade em contar histórias pitorescas de pessoas comuns da zona rural de Portugal, o escritor português Rui Couceiro estreia na ficção com maestria. Sua escrita é marcada por personagens complexos e pelo humor descontraído ao abordar assuntos mais sérios, como a morte, a velhice e a curiosidade mórbida pela intimidade alheia.

É nesse contexto que conhecemos Joaquim Baiôa, um idoso que se dedica a restaurar casas abandonadas de sua pequena aldeia, Gorda-e-Feia, localizada no Alentejo. O vilarejo é um lugar monótono, com moradores velhos à espera da morte, e uma sensação constante de abandono. Quando um jovem professor descobre que a antiga casa de seus avós foi restaurada por Baiôa, ele decide largar a vida agitada da cidade para morar na aldeia, e acaba ajudando o velho homem na reconstrução do vilarejo.

Com a esperança de atrair novas pessoas e fazer renascer a vida do local, Baiôa se dedica arduamente ao trabalho antes que chegue o dia de sua morte. E, por incrível que pareça, ele sabe quando todos os moradores de Gorda-e-feia vão morrer, só não faz a mínima ideia de quando ele próprio irá partir.

Baiôa sem data para morrer é um romance autêntico e reflexivo sobre a vida no interior, a dicotomia entre o urbano e o rural, e a luta de um homem pela defesa de seu lugar de origem.

Conheça o Autor

Rui Couceiro nasceu no Porto, em 1984. É licenciado em Comunicação Social, pós-graduado em Estudos Culturais e mestre em Ciências da Comunicação. Foi campeão nacional de voleibol em todos os escalões de formação e considera que o desporto foi a sua principal escola. Durante a adolescência, decidiu que queria ser jornalista e, aos quinze, começou a carreira em uma rádio local, tendo passado também pela TV e pela imprensa.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Atualmente, é colunista da revista Visão. É editor na Bertrand, em Portugal, à frente do selo Contraponto. É também, desde 2021, membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.

Detalhes do livro

Editora: ‎Biblioteca Azul; 1ª edição (22 junho 2023) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎416 páginas ISBN-10: ‎6558301830 ISBN-13: ‎978-6558301837 ASIN: ‎B0C4LV4ZGC Dimensões: ‎23 x 1.5 x 16 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *