Livro ‘Uma outra ciência é possível’ por Isabelle Stengers

(…)”Para enfrentar esses problemas, Stengers propõe uma “desaceleração” das ciências. Isso significa, em primeiro lugar, uma mudança de atitude em relação à ciência. A ciência não deve mais ser vista como uma fonte de verdade ou de certeza, mas como uma forma de conhecimento que deve ser constantemente questionada e revisada.”

(…)”Stengers defende que uma ciência desacelerada poderia contribuir para a construção de um mundo mais justo e sustentável. A ciência poderia ser usada para desenvolver tecnologias que sejam mais respeitosas com o meio ambiente e que promovam a equidade social.”

(…)”O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, Stengers discute a aliança entre ciência e poder. Na segunda parte, ela apresenta as propostas para uma desaceleração das ciências. Na terceira parte, ela discute algumas aplicações práticas dessa proposta.”

Uma outra ciência é possível

Livro – Uma outra ciência é possível escrito por Isabelle Stengers

O compromisso que garantia à pesquisa científica o mínimo de independência vital já não existe mais e a produção do conhecimento passou a ser definida pelos interesses privados. Uma economia especulativa tomou conta da ciência: pesquisadoras e pesquisadores devem servir os “parceiros” industriais e participar dos jogos de guerra da competição econômica.

Nesta análise de grande atualidade, Isabelle Stengers aponta os perigos de as ciências manterem alianças intrínsecas com o empreendimento de dominação e extração cujas consequências ameaçam agora todos os viventes da Terra. A autora nos convoca, portanto, a resistir àqueles que negam a possibilidade de um outro devir da ciência, que poderia torná-la capaz de ser uma aliada na luta por um futuro digno de ser vivido.

Vivemos num mundo atravessado por tecnologias que prometem substituir seres humanos (ainda que esta seja uma propaganda exagerada), ameaçado por mudanças climáticas que põem em risco nossa existência no planeta (sem exagero algum) e recém-saído da experiência traumática de uma pandemia. É compreensível, portanto, que a relação das pessoas com a ciência e a tecnologia envolva ansiedade e angústia.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Somente descendo do pedestal a ciência poderá responder a tantas dúvidas sobre seu papel nestes tempos de mudanças sem precedentes.

Nesse sentido, Isabelle Stengers propõe uma prática das ciências em que a ética dos problemas seja mais compartilhada, em que a cidadania tenha voz na escolha de prioridades, em que amadores – aqueles que amam a ciência – possam participar de alguma forma. Surgem, assim, histórias de ciências lentas, contadas a partir de uma escrita apaixonante.

📚 Saiba mais do livro ➡️ CLIQUE AQUI

Este livro defende uma slow science, assim como há movimentos por uma slow food (contrário à fast food) e vários ativismos que se opõem à aceleração da vida e à exigência de produtividade acima de tudo. Isabelle Stengers mostra que outra ciência é possível, uma ciência que nos ajude na tarefa de mudar o mundo e dar sentido à nossa existência comum. Daí o aceno, no título, ao slogan que inspira movimentos políticos desde os anos 2000: um outro mundo é possível.

Nesse novo contexto, são as perguntas que movem as ciências, e elas são mais importantes do que a inspeção sobre a legitimidade das respostas. Essa inversão de valores traz um benefício precioso em tempos de ataque à democracia: as perguntas estão ao alcance de mais gente, mesmo de quem não é cientista. Por isso, a leitura deste livro é repleta de generosidade.

Conheça o Autor

Isabelle Stengers é filósofa e historiadora belga, e uma das principais pensadoras do campo da filosofia das ciências. É autora de obras provocativas que interpelam o tempo presente pelo viés das transformações climáticas, dos comportamentos políticos e da ética da produção científica. Formada em química, ela é professora em filosofia da ciência na Universidade Livre de Bruxelas. Em 1993, recebeu o grande prêmio de filosofia da Academia Francesa.

Detalhes do livro

Editora: ‎Bazar do Tempo; 1ª edição (16 setembro 2023) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎216 páginas ISBN-10: ‎6584515516 ISBN-13: ‎978-6584515512 ASIN: ‎B0CKTSDSYV Dimensões: ‎13.5 x 1.9 x 20 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *