(…)”O livro conta a história da convivência da autora com sua mãe, que foi diagnosticada com uma doença degenerativa. Ao longo dos anos, a mãe da autora vai perdendo a memória, a capacidade de se comunicar e, finalmente, a vida.”
(…)”Em meio ao sofrimento e à tristeza, Bettina encontra na poesia uma forma de expressar seus sentimentos e de encontrar sentido na experiência. Ela começa a colecionar frases que a mãe diz, muitas vezes repletas de poesia e de um lirismo inesperado. A cada uma dessas frases, Bettina acrescenta uma crônica curta, em que fala de seu amor pela mãe, mas também de temas universais como a relação entre mães e filhas, a memória, o carinho, o sentido da vida e a inexorabilidade da morte.”
(…)”A autora foi capaz de retratar de forma profunda e tocante a experiência de perda e despedida.”
Afetos colaterais
Livro – Afetos colaterais: A busca pela poesia na despedida de minha mãe
Escrito por: Bettina Bopp
O novo livro da autora de Para quando você acordar: uma declaração de amor a uma mãe que parece se perder a cada dia. Por anos, a escritora e professora Bettina Bopp conviveu com a doença degenerativa de sua mãe.
Ao longo desse tempo em que, que, aos poucos, parecia dissolver o que restava de uma personalidade e uma inteligência antes vibrantes, Bettina colecionou frases – muitas vezes repletas de poesia e de um lirismo inesperado – que a mãe soltava a seus cuidados.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
A cada uma delas, Bettina acrescentou uma crônica curta, de cunho inspiracional e afetivo, em que fala de seu amor pela mãe, mas também de temas universais como a relação entre mães e filhas, a memória, o carinho, o sentido da vida e a inexorabilidade da morte.
Dessa compilação nasceu Afetos colaterais.
📚 Saiba mais do livro ➡️ CLIQUE AQUI
Para quando você acordar!
Como lidar com a perda, quando esta não parece definitiva?
Itamar, irmão da escritora e professora Bettina Bopp, ficou em coma por quinze anos. Durante esse tempo – entre a dor de uma perda que parecia se sedimentar a cada dia e a expectativa de que aquele ente querido pudesse acordar a qualquer minuto –, Bettina escreveu crônicas, cartas ao irmão inconsciente.
Nos textos, ela contava sobre tudo aquilo que gostaria de dizer a ele: o nascimento do sobrinho, o cotidiano da família, o dia a dia do tratamento. Nessas conversas aparentemente íntimas e particulares, no entanto, surgiram questões e sentimentos universais, e Bettina “conversou” com Itamar sobre as mudanças no mundo, os questionamentos sobre a vida… e a saudade.
Para quando você acordar traz todas essas crônicas, delicadamente escritas e publicadas por Bettina em um blog ao longo do tempo, além de material inédito.
Conheça o Autor
Bettina Bopp nasceu em São Paulo. É formada em Letras pela PUC-SP. Escreveu a peça infantil Antes que o feitiço se espalhe, vencedora do Prêmio Panamco em 2000. Fez uma adaptação da ópera Carmem para crianças, a qual foi vencedora do Prêmio Estímulo em 1996. Tem um livro infantil publicado, A lenda das três laranjas.
Escreveu o roteiro de três curtas-metragens de animação sobre sexualidade e gênero para a UNICEF, em 2001, 2004 e 2005. É professora e autora de material didático e paradidático em inglês e português. Pela Planeta, publicou o livro de crônicas Pra quando você acordar, uma declaração de amor fraterno e de resiliência, e, agora, Afetos colaterais.
Detalhes do livro
Editora: Planeta; 1ª edição (26 maio 2023) Idioma: Português Capa comum: 256 páginas ISBN-10: 8542222075 ISBN-13: 978-8542222074 ASIN: B0C4418VFS Dimensões: 14 x 1.8 x 21 cm.