(…)”Uma irmã também tinham, Galadriel, mais bela de toda a casa de Finwë; seu cabelo era iluminado d’ouro, como se tivesse prendido em seus fios a radiância de Laurelin.”
(…)”Mas aquele que semeia mentiras no fim não há de ficar sem colheita e logo poderá descansar do trabalho, de fato, enquanto outros colhem e semeiam em seu lugar.”
(…)”O mais sábio dos Maiar era Olórin. Também ele habitava em Lórien, mas seus caminhos amiúde o levavam à casa de Nienna, e dela aprendeu piedade e paciência.”
O Silmarillion
Livro – O Silmarillion escrito por J.R.R. Tolkien
Em uma nova edição, ilustrada por Ted Nasmith, o Silmarillion é o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R. Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de O Senhor dos Anéis e O Hobbit olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte. Os contos de O Silmarillion se passam na época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor.
O livro começa com o “Ainulindalë”, o mito da criação do Universo, seguido pelo “Valaquenta”, onde estão descritas a natureza e os poderes de cada um dos deuses. Em o “Quenta Silmarillion” há o início da contagem dos dias em Arda (o mundo onde está inserido o continente da Terra-média), a história dos Elfos na Terra Abençoada do Oeste, seus êxodos e o desenrolar das guerras élficas em Beleriand, que culminaram com o final da Primeira Era. O “Akallabêth” narra o apogeu e a queda do reino da grande ilha de Númenor no final da Segunda Era.
Para o grande público, o nome de J.R.R. Tolkien é diretamente associado a suas duas obras mais famosas: O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Porém, o grande sonho do autor era publicar O Silmarillion, um livro que mostra todo o passado mitológico da Terra-média, incluindo sua cosmogonia etérea e cheia de simbologias. A obra começa com o onipotente Deus Eru Ilúvatar criando outros seres no meio do Vazio, os Valar, e dando a eles uma parte de sua sabedoria. Juntos, os Valar conceberam a grande música que deu origem a Arda, o mundo cuja Terra-média é apenas um dos continentes. Nesta narrativa, acompanhamos também o nascimento dos Elfos, Homens, Anãos, Orques e outras criaturas, bem como a formação de tudo o que há no “planeta”. Uma história que começa quando nada havia e evolui para um novo e inexplorado ambiente onde todas as novas criaturas vão aprender a viver e coexistir. Porém, um dos seres poderosos gerados por Ilúvatar, de nome Melkor, não está satisfeito com isso…
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Desejando para si o domínio sobre Arda e tudo que nela há, Melkor dá início a uma rebelião contra todos os seus irmãos – e até mesmo contra o seu Criador. Após anos de guerras e ciclos de violência entre os celestiais, há enfim um tempo de paz. É neste momento que os Elfos surgem e criam belezas inéditas, fazendo de Arda um lugar mais belo do que já era. Uma destas belezas são as Silmarils, gemas que contêm em seu interior de cristal a luz abençoada das Duas Árvores da terra dos Valar. Estas árvores iluminam o mundo com suas luzes dourada e prateada, banhando tudo com glória. Mas Melkor, que tinha sido aprisionado, aguarda sua soltura para tentar se apoderar das Silmarils.
O Silmarillion começou a ser escrito pelo jovem Tolkien aos 24 anos de idade e foi trabalhada durante toda a vida do autor, que viveu até os 81 anos. Porém, somente quatro anos após a sua morte, é que seu filho Christopher conseguiu reunir todos os textos e trazer o livro à tona, como uma narrativa coesa e acabada.
Conheça o Autor
Conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Nascido no Estado Livre de Orange (atual África do Sul), passou a viver na Inglaterra a partir dos 3 anos de idade.
Desde pequeno ele era fascinado por línguas e costumava inventar seus próprios idiomas. Doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e de Dublin, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford.
Tolkien é considerado o “mestre da literatura fantástica”. Suas obras, como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações de escritores e leitores no mundo todo.
Detalhes do livro
Editora: HarperCollins; 1ª edição (20 dezembro 2023) Idioma: Português Capa dura: 592 páginas ISBN-10: 6560050025 ISBN-13: 978-6560050020 ASIN: B07N6MN3ZG Dimensões: 13.5 x 3.5 x 20.8 cm.