(…)”Escrevo esta carta para você porque quero compartilhar minhas experiências como estudante negra no Brasil. Quero falar sobre as dificuldades que enfrentei na escola, desde o preconceito dos professores até a falta de representatividade nos livros didáticos. Quero também falar sobre a importância da educação para os estudantes negros, e como ela pode ser uma ferramenta de transformação social.”
(…)”Eu sei que você está cansado do preconceito. Você está cansado de ser tratado de forma diferente por causa da sua cor da pele. Você está cansado de ouvir que você não pode fazer isso ou aquilo porque você é negro. Mas eu quero que você saiba que você tem o direito de estar aqui. Você tem o direito de ser respeitado. Você tem o direito de alcançar seus sonhos.”
(…)”A educação é uma ferramenta de transformação social. Ela pode te ajudar a superar o racismo e construir um mundo melhor para todos. Continue estudando. Continue se esforçando. Continue lutando. Você pode mudar o mundo.”
Querido estudante negro
Livro – ‘Querido estudante negro’ escrito por Bárbara Carine Soares Pinheiro
Mergulhe nessas histórias cruzadas e reencontre o estudante que mora em você!
Baseado em situações vivenciadas pela escritora, pesquisadora e ativista Bárbara Carine, Querido estudante negro traz uma troca de cartas entre a protagonista e um amigo, o “querido estudante negro”, que, como ela, é atravessado pelo racismo estrutural e recreativo tipicamente brasileiros. O livro acompanha a trajetória educacional dessa garota, desde a infância até a idade adulta, e todas as experiências que formaram a identidade dela, dentro e fora da sala de aula.
São histórias repletas de tensões sociais e raciais que perpassam temáticas presentes no cotidiano de qualquer pessoa negra brasileira, independentemente de seu poder aquisitivo. Em nenhum momento chegamos a conhecer na íntegra as respostas do jovem a quem as cartas se destinam, mas o que se desenrola dessa interação coloca em xeque os discursos recorrentes sobre meritocracia e superação.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Sem especificar os personagens ou os anos em que as narrativas se processam, o objetivo é abrir espaço para que qualquer estudante negro brasileiro possa se identificar; afinal, são escritos de uma alguém justamente por ser a narrativa de muitos.
Este livro é um convite para compreender e reencontrar esse estudante que está aí em você, para acolher quem está se tornando e construir um caminho muito menos solitário nesse mundo.
Conheça o Autor
Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, formada em Química e em Filosofia pela UFBA, além de mestra e doutora em Ensino de Química pela UFBA/UEFS. Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica – IEAUSP. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA).
Detalhes do livro
Editora: Planeta; 1ª edição (29 janeiro 2024) Idioma: Português Capa comum: 160 páginas ISBN-10: 8542225007 ISBN-13: 978-8542225006 ASIN: B0CRBHFLWX Dimensões: 11 x 1.8 x 18 cm.