(…)”A cultura machista era forte na fábrica. Os homens sempre faziam piadas sexistas e insinuações sobre as mulheres. Eu ficava incomodado com isso, mas não sabia o que fazer. Eu era novo na fábrica, e não queria me meter em confusão. Um dia, a Marie estava trabalhando perto de mim quando um dos homens começou a fazer piadas sobre ela. A Marie ficou furiosa e gritou com o homem…”
(…)”Meu pai também trabalhava na fábrica. Ele era engenheiro, e tinha um cargo de chefia. Eu sempre tive um bom relacionamento com meu pai, mas a fábrica nos afastou. Meu pai era muito ocupado, e passava a maior parte do tempo trabalhando. Ele não tinha muito tempo para mim. Eu me senti abandonado. Eu queria passar mais tempo com meu pai, mas ele nunca estava disponível. Um dia, eu decidi conversar com meu pai sobre isso. Eu disse a ele que me sentia sozinho e que precisava dele…”
Crônicas da juventude
Livro – ‘Crônicas da juventude’ escrito por Guy Delisle
Crônicas da Juventude é uma obra autobiográfica do quadrinista canadense Guy Delisle, publicada em 2023. O livro narra as experiências do autor quando trabalhava como operário em uma fábrica de papel durante três verões, entre os anos de 1982 e 1984.
A história começa com Guy Delisle, um jovem de 16 anos, sendo obrigado a trabalhar na fábrica de papel de seu pai. Ele é um estudante de artes, sonha em se tornar um quadrinista e não está muito animado com a ideia de trabalhar em um emprego tão monótono e repetitivo.
No entanto, Delisle logo se adapta à rotina da fábrica. Ele conhece seus colegas de trabalho, aprende as tarefas do cargo e começa a se sentir parte da equipe. Ele também começa a perceber que o mundo do trabalho é muito diferente do que ele imaginava.
Ao longo dos três verões, Delisle testemunha a rotina de trabalho na fábrica, os relacionamentos entre os funcionários e a cultura corporativa. Ele também reflete sobre sua própria vida e sobre o que quer fazer do futuro.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
O livro é dividido em três partes, cada uma correspondente a um verão. A primeira parte, O verão do início, narra a chegada de Delisle à fábrica e seus primeiros dias de trabalho. A segunda parte, O verão da rotina, retrata a rotina diária da fábrica e os relacionamentos entre os funcionários. A terceira parte, O verão do fim, narra a despedida de Delisle da fábrica e suas reflexões sobre o período.
Crônicas da Juventude é um livro leve e divertido, que traz um retrato realista do mundo do trabalho. A narrativa é fluida e envolvente, e os desenhos de Delisle são simples e expressivos. O livro é uma ótima leitura para quem quer conhecer um pouco mais sobre a juventude de um dos mais importantes quadrinistas contemporâneos.
Conheça o Autor
Guy Delisle nasceu em Quebec, no Canadá, em 1966. Estudou animação em Toronto e trabalhou em vários estúdios espalhados pelo globo: Canadá, França, Alemanha, China e Coreia do Norte. Foi durante seu trabalho na Ásia que ele escreveu, e posteriormente desenhou, seus primeiros diários de viagem narrando suas experiências e aventuras na China e na Coreia do Norte: Shenzhen e Pyongyang.
Mora atualmente na França e esteve em Myanmar e Israel, para onde viajou acompanhando sua mulher, que trabalha na organização Médicos Sem Fronteiras, e onde criou as aclamadas graphic novels Crônicas Birmanesas e Crônicas de Jerusalém, esta última vencedora do Prêmio Fauve D’Or, no Festival International de la Bande Dessinée de 2012, em Angoulême, na França.
Detalhes do livro
Editora: Zarabatana Books; 1ª edição (23 dezembro 2023) Idioma: Português Capa comum: 144 páginas ISBN-10: 6556340111 ISBN-13: 978-6556340111 Idade de leitura: 16 anos e acima Dimensões: 23 x 1.2 x 16 cm.