(…)A carta: “A carta, guardada por tanto tempo, era como um fantasma que o perseguia. Uma lembrança viva do amor que lhe fora roubado, um símbolo da vida que poderia ter sido.”
(…)O sertão: “O sertão era árido e impiedoso, mas também belo em sua rudeza. A terra vermelha, o sol escaldante, a caatinga espinhosa, tudo isso formava um cenário único e inesquecível.”
(…)O amor proibido: “O amor entre Raimundo e Zé Maria era proibido e perigoso. Eles viviam em um mundo onde a homossexualidade era vista como pecado e crime. Mas, apesar do risco, eles se amavam com fervor.”
(…)A fuga: “Raimundo foge do sertão para escapar da violência e do preconceito. Ele busca uma nova vida em uma cidade grande, onde possa ser livre para ser quem realmente é.”
A palavra que resta
Livro – A palavra que resta escrito por Stênio Gardel
Neste primoroso romance de estreia, acompanhamos a trajetória de Raimundo, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que por cinquenta anos guardou consigo uma carta que nunca pôde ler.
* Livro vencedor do National Book Award de melhor obra traduzida de literatura.
Aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de cinquenta anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Cícero partiu sem deixar pistas, a não ser aquela carta que Raimundo não sabe ler ― ao menos até agora.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense Stênio Gardel nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez.
O National Book Award é um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos, concedido anualmente aos melhores livros escritos em ou traduzidos para inglês. Na categoria que Stênio venceu, foram indicados autores como Pilar Quintana, David Diop e Bora Chung.
Com um meticuloso trabalho de linguagem, Stênio Gardel, por um lado, dá vida ao universo tradicional do sertão brasileiro, registrando a riqueza de sua oralidade e revirando seus interditos tão enraizados; por outro, traz à cena as almas deslocadas dessa realidade que, juntas, vão aprender a inventar novas formas de afeto e de vida.
Conheça o Autor
Stênio Gardel nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária. Desde 2017 tem participado de diversas coletâneas de contos. A palavra que resta é seu primeiro romance e foi escrito durante os Ateliês de Narrativa ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza.
Em 2023, ao lado da tradutora Bruna Dantas Lobato, Gardel recebeu o National Book Award de melhor obra traduzida de literatura, pela edição em inglês de A palavra que resta, The Words that Remain.
Detalhes do livro
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (19 abril 2021) Idioma: Português Capa comum: 160 páginas ISBN-10: 6559210286 ISBN-13: 978-6559210282 ASIN: B08WJ4NZWQ Dimensões: 20.8 x 13.8 x 1 cm.