(…)”Nasceu em 1582, numa aldeia do reino de Ndongo, sob o nome de Nzinga. Era filha do rei Mbande a Ngola e de uma de suas esposas favoritas, a rainha Ngola Kiluanji. Desde cedo, Nzinga se destacou pela inteligência e pela ferocidade. Aos 13 anos, já participava das batalhas contra os portugueses, que tentavam colonizar a região.”
(…)”Em uma dessas batalhas, Nzinga se disfarçou de homem e liderou um ataque surpresa contra o acampamento português. A vitória foi esmagadora e Nzinga se tornou conhecida como a ‘Rainha Ginga’, a guerreira implacável.”
(…)”Após a morte de seu irmão, Nzinga assumiu o trono de Ndongo. Ela logo percebeu que não poderia derrotar os portugueses pela força militar. Então, adotou uma estratégia de diplomacia e negociação.”
A rainha ginga
Livro – A rainha ginga escrito por José Eduardo Agualusa
Em A rainha Ginga, José Eduardo Agualusa traz a história de Ana de Sousa, a Ginga, poderosa governante que viveu na costa ocidental da África.
José Eduardo Agualusa traz neste romance a história de Ana de Sousa, a Ginga, ou N’Zinga M’Bandi, extraordinária rainha africana, que viveu na região onde hoje se situa Angola.
Senhora dos reinos de Dongo e Matamba, Ginga exerceu seu poder em uma região historicamente assolada por guerras e conflitos. Era reconhecida por sua inteligência, sua coragem e pela condução hábil e estratégica das relações políticas e diplomáticas. Criou laços com os holandeses, ao mesmo tempo em que comandava seus exércitos contra outros soberanos africanos e tropas luso-brasileiras.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Este romance histórico, um dos mais aclamados do autor angolano, conduz o leitor aos meandros da relação entre Angola, Brasil e Portugal, repleta tanto de identificações quanto de conflitos irremediáveis. O narrador, um padre pernambucano, não só dá luz à vida de Ginga e de outros personagens históricos, mas também destaca o papel culturalmente significativo dessa mulher tão intensa e poderosa.
“A Rainha Ginga é um romance de aventuras bem escrito e sem retóricas falsamente sofisticadas onde se misturam lendas, figuras históricas e reflexões intemporais precisamente sobre o tempo.” – Público
Conheça o Autor
José Eduardo Agualusa nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Escreve crônicas para o jornal brasileiro O Globo. É membro da União dos Escritores Angolanos e já teve seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas.
Pelo selo Tusquets da Editora Planeta do Brasil, publicou O terrorista elegante e outras histórias, livro escrito a quatro mãos com o moçambicano Mia Couto, além de A sociedade dos sonhadores involuntários, O vendedor de passados, pelo qual Agualusa venceu o Independent Foreign Fiction Awards, Os vivos e os outros e As mulheres do meu pai.
Em 2017, recebeu o prestigiado International Dublin Literary Award pela edição em língua inglesa de Teoria geral do esquecimento, também finalista do Man Booker International Prize, agora em nova edição no Brasil.
Detalhes do livro
Editora: Tusquets; 1ª edição (29 janeiro 2024) Idioma: Português Capa comum: 208 páginas ISBN-10: 8542225147 ISBN-13: 978-8542225143 ASIN: B0CRCK4PB6 Dimensões: 15 x 1 x 22.5 cm.