(…)”Encontrei-o por acaso, numa tarde chuvosa, no fundo de uma gaveta empoeirada. Era um caderno preto, com capa de couro gasta e páginas amareladas pelo tempo.”
(…)”Abri-o com avidez, e meus olhos se depararam com uma caligrafia delicada e feminina. As palavras me transportaram para outro mundo, um mundo de sonhos, desejos e frustrações.”
(…)”Caderno proibido é um livro que me inspirou profundamente. A história de Valeria é um lembrete de que a busca pela liberdade e pela felicidade é um direito de todas as mulheres.”
(…)”Para Valeria, o caderno era um refúgio, um lugar onde ela podia expressar livremente seus pensamentos e sentimentos, sem medo de julgamentos ou censura.”
Caderno proibido
Livro – Caderno proibido escrito por Alba de Céspedes
Um clássico moderno redescoberto da literatura italiana, da autora que é uma das influências de Elena Ferrante.
Valeria Cossati queria apenas buscar cigarros para o marido na tabacaria, mas acaba comprando ilegalmente um caderno preto ― um item que não poderia ser comercializado aos domingos ―, e faz dele seu diário. Estamos na Roma dos anos 1950, e Valeria leva a vida entediante de uma mulher de classe média, dividindo-se entre os papéis de mãe, esposa e funcionária de escritório.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Há anos ela não ouve o próprio nome ― o marido só a chama de “mamãe” ―, e sua relação com os filhos é marcada por conflitos geracionais. Porém, conforme alimenta aquelas páginas proibidas, Valeria começa a notar uma profunda transformação em si mesma ― cujas consequências ela ainda não sabe prever.
Alba de Céspedes foi uma das grandes autoras de língua italiana do século XX, com uma obra que se destaca pela profundidade das personagens femininas. Em Caderno proibido , a autora demonstra todo seu talento ao retratar a intimidade de uma mulher comum e as mudanças da sociedade italiana no pós-guerra.
(…)”Aprender a compreender as coisas mínimas que acontecem todos os dias talvez seja aprender a compreender realmente o significado mais recôndito da vida.”
(…)”Devo reconhecer que a determinação com a qual me defendo de qualquer possibilidade de repousar talvez não passe de medo de perder essa única fonte de felicidade que é o cansaço.”
(…)”E isso porque, se os filhos podem confessar francamente que se entediam com os pais, uma mãe nunca pode confessar que se entedia com os filhos sem parecer desnaturada.”
Conheça o Autor
Alba de Céspedes nasceu em Roma em 1911, filha de uma italiana com um embaixador cubano no país. Estreou na literatura em 1935 com os contos L’anima degli altri, e publicou uma série de romances, entre os quais Ninguém volta atrás (1938), Dalla parte di lei (1949), Caderno proibido (1951), A rebolona (1967) e Nel buio della notte (1976).
Envolvida com a pauta antifascista, fundou a revista Mercúrio, em 1944, e no pós-guerra dedicou-se a escrever para o cinema, o teatro, o rádio e a televisão. Morreu em Paris, em 1997.
Detalhes do livro
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (2 maio 2022) Idioma: Português Capa comum: 288 páginas ISBN-10: 655921219X ISBN-13: 978-6559212194 ASIN: B09VG1NMM8 Dimensões: 14 x 1.7 x 21 cm.