(…)”A Pátria Brasileira” é um livro de história do Brasil escrito por Olavo Bilac e Coelho Netto e publicado em 1909. O livro foi escrito para alunos do ensino primário e apresenta a história do Brasil de forma concisa e acessível.
(…)O livro está dividido em 24 capítulos, que cobrem desde o período pré-colonial até o início do século XX. Cada capítulo é dedicado a um tema específico, como o descobrimento do Brasil, a colonização portuguesa, a independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.
(…)”A Pátria Brasileira” é um importante documento histórico que oferece uma visão geral da história do Brasil. O livro também é uma obra literária valiosa, com textos de dois dos maiores escritores brasileiros do final do século XIX.
A Pátria Brasileira
Livro – A Pátria Brasileira escrito por Olavo Bilac & Coelho Netto
O principal intuito (deste livro) é despertar nas almas jovens o amor à pátria.
Para tornar a leitura mais agradável, procuramos revestir os fatos de uma forma amena que não enfastiasse os leitores. Daqui partireis para o estudo da verdadeira História nacional; neste livro há apenas quadros e exemplos; e não vos deveis limitar às suas linhas escassas, porque há ainda muitas e grandes belezas a conhecer no copioso documentário da nossa vida social e política.
Ide por diante, buscai conhecer a vossa pátria, para que, vendo-a tão grande como é, façais por vos tornardes dignos dela.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
#Trechos do livro
(…)”O Brasil, antes da chegada dos portugueses, era habitado por índios. Estes índios viviam em tribos, cada uma com seu próprio chefe e seus próprios costumes. Eles caçavam, pescavam e plantavam para se alimentar. Viviam em casas de palha e madeira e usavam roupas feitas de penas e peles de animais.”
(…)”Em 1565, Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. A cidade foi fundada em uma pequena ilha na Baía de Guanabara. Os portugueses construíram casas, igrejas e fortes na ilha. O Rio de Janeiro logo se tornou uma importante cidade comercial.”
(…)”Em 1822, o Brasil se tornou independente de Portugal. Dom Pedro I, filho do rei de Portugal, proclamou a independência do Brasil. O Brasil se tornou uma monarquia constitucional, com Dom Pedro I como imperador.”
(…)”No século XX, o Brasil passou por muitas mudanças. O país se tornou uma república em 1889. A população do Brasil cresceu muito e as cidades se tornaram mais populosas. O Brasil se industrializou e se tornou uma importante economia mundial.”
Conheça o Autor
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.
Henrique Maximiano Coelho Netto foi um escritor, político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras onde foi o fundador da Cadeira número 2. Foi considerado o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”, numa votação realizada em 1928 pela revista O Malho.
Detalhes do livro
Editora: Livros Vivos; 1ª edição (23 fevereiro 2024) Capa comum: 192 páginas ISBN-10: 6500917073 ISBN-13: 978-6500917079 Dimensões: 23 x 16 x 1.1 cm.