(…)”A guerra não é apenas uma questão de batalhas e mortes. É também uma questão de medo, de ódio, de mentiras.”
(…)”O amor não é suficiente para nos salvar da solidão. Precisamos também da liberdade.”
(…)”Cada um de nós é responsável por seus próprios atos, mesmo em tempos de guerra.”
(…)”A vida só tem sentido se a vivermos com paixão e autenticidade.”
O sangue dos outros
Livro – O sangue dos outros: 2
Escrito por: Simone de Beauvoir
França, década de 1940. Os alemães, aos poucos, vão tomando espaço nas ruas parisienses, levando um constante clima de tensão à outrora despreocupada burguesia francesa. Nesse cenário, conhecemos Hélène, uma jovem sonhadora e individualista, e Jean, um rapaz bem-nascido que decide abandonar seus privilégios para lutar pelas causas operárias e, mais tarde, juntar-se à resistência antifascista.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
A partir da relação amorosa que os dois vivem e das relações com as pessoas que os cercam, mergulhamos numa inebriante espiral de sentimentos e questionamentos profundos: O que é o amor? Qual o verdadeiro sentido da existência? Como nossas decisões afetam a vida alheia?
Em O sangue dos outros , publicado pela primeira vez em 1945, Simone de Beauvoir desenvolve os temas que a tornaram uma escritora consagrada. Seu olhar sobre as questões existencialistas, feministas e sobre a dicotomia coletividade versus individualidade envolverá o leitor do início ao fim deste clássico da literatura feminista.
Contracapa
“O sangue dos outros não deixa de ser um embrião do que Simone escreverá sobre a condição feminina mais à frente. A proposta de libertação e autonomia já se anuncia no lento e penoso processo de descoberta de si que acompanhará Hélène. E não se tratava apenas da liberdade para si mesma. Mas para todos. Liberdade que o fascismo perseguia e abortava.”
#Trechos do #livro
(…)”A resistência é a única maneira de manter a dignidade humana em tempos de guerra.”
(…)”É preciso ter coragem para lutar contra a injustiça, mesmo quando se sabe que a vitória é improvável.”
(…)”A liberdade é o direito de viver de acordo com os próprios valores, mesmo que isso signifique ir contra a corrente.”
(…)”O amor e a liberdade são os pilares da existência humana.”
(…)”Não podemos nos esconder atrás da falsa neutralidade quando a injustiça está sendo cometida.”
Conheça o Autor
Simone de Beauvoir nasceu em Paris, em 9 de janeiro de 1908, em uma típica família burguesa da França. Criada de forma bastante tradicional por pais extremamente católicos, ainda na adolescência rejeitou os valores morais e religiosos de sua família.
Formou-se em filosofia na Sorbonne, onde conheceu Jean-Paul Sartre em 1928, tornando-se sua companheira e maior crítica. Entre 1941 e 1943, Simone lecionou filosofia na mesma universidade em que estudou, sendo demitida pelos nazistas.
Em 1943, lançou seu primeiro livro, o romance “A convidada”, e, em 1949, os dois volumes de “O segundo sexo”. Depois da guerra, junto com Sartre e Merleau-Ponty, fundou a revista “Les Temps Modernes”, que durante 25 anos foi uma das maiores arenas do debate político e filosófico mundial.
Entre romances, ensaios e livros de memórias, Simone de Beauvoir lançou mais de vinte obras. Morreu em 14 de abril de 1986, em Paris, e foi enterrada junto a Sartre.
Detalhes do livro
Editora: Nova Fronteira; 4ª edição (19 fevereiro 2024) Idioma: Português Capa comum: 224 páginas ISBN-10: 6556405957 ISBN-13: 978-6556405957 ASIN: B0CNV9PLCC Dimensões: 15.5 x 1.1 x 23 cm.