(…)”O próprio título já denota que boa parte de Chumbo se concentra nos anos repressivos da ditadura que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Lehmann é detalhista ao abordar o contexto do golpe, seus desdobramentos e a progressão do regime ao longo dos anos, sem nunca perder de vista seus personagens…”
(…)”Todo o cuidado meticuloso com os fatos, ao longo dos muitos anos que a obra percorre, se reflete no uso de trechos de jornais, reproduzidos no traço marcante do quadrinista. Chumbo incorpora também uma representação encantadora dos hábitos populares, da cultura mineira, da publicidade e da música. O estilo versátil de Lehmann vai do realismo a expressões caricatas, que remontam duas de suas inspirações, Flavio Colin e Robert Crumb…”
(…)”A relação de Matthias Lehmann com o Brasil e com Minas Gerais está no DNA. Filho de mãe brasileira e pai francês, ele se inspirou na personalidade dos seus tios maternos para criar os protagonistas de Chumbo, embora seja uma história principalmente ficcional. Um deles, a inspiração para o personagem Severino, foi Roberto Drummond, autor de Hilda Furacão e ícone da literatura pop brasileira. Apesar dessa relação íntima com o Brasil, Lehmann era, até então, inédito no país.”
Chumbo
Livro – Chumbo escrito por Matthias Lehmann
Centrada na saga de uma família mineira, Chumbo, do autor franco-brasileiro Matthias Lehmann, constitui um afresco deslumbrante do autoritarismo brasileiro no século XX. Publicada originalmente em agosto de 2023, pela editora francesa Casterman, a obra fará parte da Seleção Oficial do Festival de Angoulême em 2024.
No interior de Minas Gerais, o opulento patriarca Oswaldo Wallace dirige suas empresas de mineração com mãos de ferro. Seus dois filhos homens, Severino e Ramires, têm apenas um ano de diferença, mas não possuem nada em comum: Severino, militante de esquerda, tornou-se jornalista e depois escritor, enquanto Ramires apoiou os militares durante a ditadura, no período conhecido como os “anos de chumbo”.
Inspirada na história da sua família, em especial de seu tio, o escritor mineiro Roberto Drummond, a graphic novel de Matthias Lehmann é uma saga retumbante, na qual personagens e destinos se cruzam e entrecruzam. Em páginas ricamente compostas, recorrendo à caricatura, à publicidade e ao design gráfico brasileiros, o autor mistura fatos íntimos com a história brasileira. Chumbo será publicado em março de 2024, quando se completam 60 anos do golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Diferentes gerações, um só país
Chumbo é uma saga familiar narrada em paralelo a setenta anos da história de um país complexo. Publicado originalmente na França, onde figurou em diversas listas de melhores do ano e foi indicado a premiações, o quadrinho de Matthias Lehmann lança um olhar às transformações políticas e sociais do Brasil, vividas na pele pelos membros da família mineira Wallace.
Ao longo de 360 páginas, os leitores seguem desde Oswaldo, o autoritário patriarca, empresário de sucesso na área da mineração, até seus cinco filhos. Com destaque para Ramires e Severino, que são personificações de um país polarizado, sobretudo quanto ao papel dos militares na política.
Conheça o Autor
Matthias Lehmann é um quadrinista, pintor e ilustrador franco-brasileiro.Em meados dos anos 1990, começou a publicar fanzines autoproduzidas com linóleo. Seu apego a essa técnica marca a estética do seu trabalho. Além de fazer desenhos com caneta, pinta e destaca-se pelo domínio da raspagem, que utiliza em ilustrações, nas histórias em quadrinhos e em grandes formatos para exposições….
Detalhes do livro
Editora: Nemo; 1ª edição (20 março 2024) Idioma: Português Capa comum: 368 páginas ISBN-10: 8582865996 ISBN-13: 978-8582865996 ASIN: B0CPMDLCL8 Dimensões: 19 x 3 x 26 cm.