(…)”Em 2024, a desinformação se tornou a arma mais poderosa do arsenal político. As fake news, disseminadas com velocidade estonteante pelas redes sociais, corroem a confiança nas instituições, polarizam a sociedade e manipulam o debate público.”
(…)”A verdade, outrora um pilar fundamental da democracia, está sob ataque. Algoritmos opacos e bots amplificam mentiras e distorcem a realidade, criando bolhas de informação onde a discordância é silenciada e o senso crítico se atrofia.”
(…)”As fake news não se limitam a fatos falsos. Elas exploram as emoções humanas, apelando para o medo, a raiva e o ódio. Imagens chocantes, títulos inflamatórios e narrativas conspiratórias são cuidadosamente crafted para provocar reações viscerais e turvar o discernimento.”
Democracia Fake
Livro – Democracia Fake (Apresentação João Cezar de Castro Rocha): A metamorfose da tirania no século XXI
Escrito por: Sergei Guriev e Daniel Treisman
Os principais ditadores do século XX – homens como Hitler, Stalin e Mao – governaram por meio de repressão brutal. Muitos outros também impuseram ideologias oficiais e isolaram seus Estados do mundo exterior. Mas, nas últimas décadas, a face da ditadura mudou. Uma nova geração de homens-fortes bem-vestidos e versados em mídia tem redesenhado o governo autoritário para um mundo mais sofisticado e globalmente conectado.
Em vez de julgamentos de fachada e campos de prisioneiros, esses líderes controlam seus cidadãos manipulando informações e falsificando procedimentos democráticos. Assim como os assessores políticos nas democracias, eles manipulam as notícias para obter apoio.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI mapeia a ascensão de tais líderes em todo o mundo – homens como Hugo Chávez, na Venezuela, Vladimir Putin, na Rússia, e Viktor Orbán, na Hungria –, revelando a razão pela qual a maioria dos autocratas atuais diferem dos remanescentes “ditadores do medo”, como Kim Jong-un e Bashar al-Assad, bem como dos mestres da repressão tecnológica, como Xi Jinping.
Expõe, ainda, como líderes como Lee Kuan Yew, de Singapura, e Alberto Fujimori, do Peru, foram pioneiros em métodos menos violentos, mais encobertos e mais eficazes de monopolizar o poder, cultivando uma imagem de competência, praticando censura oculta e usando instituições democráticas para minar a democracia, enquanto aumentavam o envolvimento internacional em prol de benefícios financeiros e de reputação pessoal.
Democracia Fake oferece uma explicação para o grande enigma político de nossa era – como podem os ditadores sobreviver em uma era de modernidade cada vez mais profunda? O livro sugere por que esse novo tipo de ditadura surge, como funciona, quais são as ameaças que esses regimes representam e qual é a melhor maneira de o Ocidente reagir a eles.
Conheça o Autor
Sergei Guriev é professor de Economia e diretor de estudos de pós-graduação em Economia na Sciences Po, Paris. Atuou como economista-chefe do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, em Londres, e foi reitor da Nova Escola Econômica em Moscou.
Daniel Treisman é professor de Ciências Política na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e bolsista no Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais de Stanford. Antigo editor da American Political Science Review, é o autor de The Return: Russia’s Journey from Gorbachev to Medvedev e editor de The New Autocracy: Information, Politics, and Policy in Putin’s Russia.
Detalhes do livro
Editora: Vestígio; 1ª edição (20 fevereiro 2024) Idioma: Português Capa comum: 416 páginas ISBN-10: 6560020169 ISBN-13: 978-6560020160 ASIN: B0CPG7ZF5Y Dimensões: 16 x 3 x 23 cm.