Livro ‘O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia’ por Vladímir Ilitch Lênin

(…)”A reforma de 1861 foi um acontecimento de importância fundamental na história da Rússia. Ela aboliu a servidão, transformando os camponeses em pequenos proprietários. Este fato representou um passo decisivo para o desenvolvimento do capitalismo na Rússia, pois criou uma massa de trabalhadores livres, que poderiam ser explorados pela burguesia industrial. No entanto, a reforma não foi completa. Ela manteve a propriedade da terra nas mãos da nobreza, o que impediu a formação de um mercado interno forte para a grande indústria. Os camponeses, apesar de serem proprietários de suas terras, eram ainda pobres e atrasados. Eles não tinham condições de comprar grandes quantidades de produtos industrializados…”

(…)”O desenvolvimento do mercado interno na Rússia foi um processo complexo, que envolveu uma série de fatores. Um dos fatores mais importantes foi o crescimento da população urbana. A população urbana da Rússia aumentou de 10 milhões em 1861 para 20 milhões em 1914. Este crescimento foi impulsionado pelo desenvolvimento da indústria, que atraiu trabalhadores do campo para as cidades. Outro fator importante foi o aumento do poder aquisitivo da população. O poder aquisitivo da população aumentou devido ao aumento dos salários dos trabalhadores e da produtividade da agricultura…

Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia

Livro – O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia: o Processo de Formação do Mercado Interno Para a Grande Indústria

Escrito por: Vladímir Ilitch Lênin

Sétimo volume da coleção Arsenal Lênin, O desenvolvimento do capitalismo na Rússia traz uma análise rigorosa da economia e da estrutura social da Rússia no período posterior à reforma de 1861, que aboliu a servidão do campesinato. Escrito de 1896 a 1899, Lênin iniciou o livro na prisão e o concluiu na aldeia de Chúchenskoie, durante seu exílio.

Indispensável e monumental, a obra é uma das mais significativas produzidas por Lênin, baseada em farta pesquisa e documentação histórica – o autor consultou mais de 500 fontes, entre livros, monografias, relatórios, atas, revistas, estatísticas etc. Partindo de uma perspectiva marxista, Lênin esmiúça o desenvolvimento do mercado interno russo que acontece com a reforma e a divisão social do trabalho que se seguiu.

Pela primeira vez no Brasil, temos uma tradução direta do russo, feita por Paula Vaz de Almeida. Na apresentação de José Paulo Netto, um dos responsáveis pelo lançamento do Desenvolvimento no Brasil na década de 1980, pode-se ler: “Nesta obra, a mais ‘russa’ de todas as produzidas por Lênin – e, consideradas sua idade e as condições sob as quais a redigiu, verdadeiro tour de force para um intelectual que não completara trinta anos –, encontramos um procedimento metodológico exemplar: o processo cognitivo, operado por um sujeito qualificado teoricamente (mesmo que ainda jovem), e comandado pelas exigências postas pela irredutível objetividade do objeto”.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Conheça o Autor

Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin ou Lenine, foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da Rússia Soviética de 1917 a 1924 e da União Soviética de 1922 até sua morte. 

Detalhes do livro

Editora: ‎Boitempo Editorial; 1ª edição (18 janeiro 2024) Idioma: ‎Português Capa comum: 624 páginas ISBN-10: ‎6557173308 ISBN-13: ‎978-6557173305 Idade de leitura: ‎12 anos e acima Dimensões: ‎15.5 x 3 x 21 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *