(…)”A Primeira Guerra Mundial marcou o fim da hegemonia europeia e o início da ascensão de novas potências, como os Estados Unidos e o Japão.”
(…)”O colapso do sistema capitalista na década de 1930 gerou um terreno fértil para o surgimento de ideologias totalitárias, como o fascismo e o comunismo.”
(…)”A Guerra Fria, que se estendeu por quase cinco décadas, dividiu o mundo em dois blocos antagônicos: o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o comunista liderado pela União Soviética.”
(…)”Após o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos se consolidaram como a única superpotência mundial.”
O labirinto dos desgarrados
Livro – O labirinto dos desgarrados: O Ocidente e seus adversários
Escrito por: Amin Maalouf
Uma guerra devasta o coração da Europa, reacendendo os piores traumas do passado. A ameaça de um cataclismo nuclear não cessa de aumentar, precisamente quando se pensava que esse perigo havia sido afastado. Está em curso um confronto mundial que coloca o Ocidente contra a China e a Rússia.
É evidente que estamos experimentando uma grande transformação, que já afeta o nosso modo de vida e põe em xeque os próprios fundamentos da nossa civilização. Todos temos consciência disso, mas ninguém ainda contemplou essa crise com a profundidade que ela merece.
Como é que chegamos a este ponto? Neste livro, Amin Maalouf remonta às origens desse novo confronto entre o Ocidente e seus adversários, traçando a história de quatro grandes nações.
Primeiro, o Japão da Era Meiji, cuja rápida modernização fascinou toda a humanidade, especialmente os outros países asiáticos, que sonharam seguir os mesmos passos da Terra do Sol Nascente. Depois, a Rússia dos tempos soviéticos, que, durante três quartos do século XX, constituiu uma ameaça formidável para o Ocidente, com seu sistema e seus valores, antes de se desmoronar.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Na sequência, aparece a China , país que, no século XXI, por meio do seu desenvolvimento econômico, do seu peso demográfico e da ideologia de seus líderes, representa o principal desafio à supremacia do Ocidente. Finalmente, destaca-se o papel dos Estados Unidos, que enfrentaram cada um dos três “desafiantes” e que, ao longo de várias guerras, se tornaram a liderança do Ocidente e a principal superpotência mundial.
No seu conjunto, essas histórias formam um grande panorama histórico, lançando uma luz sem precedentes sobre o que está em jogo nos conflitos atuais, as motivações dos protagonistas e os estranhos paradoxos do nosso tempo.
Conheça o Autor
Amin Maalouf publicou romances como Léon l’Africain [Leão, o Africano], Samarcande [Samarqanda], O rochedo de Tânios (Vencedor do Prêmio Goncourt 1993) e Os desorientados; obras históricas como Origines [Origens], Un fauteuil sur la Seine [Uma poltrona sobre o Sena] e As Cruzadas vistas pelos árabes; e também ensaios como Les identités meurtrières [Identidades assassinas] ou Le dérèglement du monde [A perturbação do mundo]. Seus livros foram traduzidos para cerca de cinquenta idiomas. Ele foi eleito membro da Academia Francesa em 2011, e ocupa a cadeira que pertenceu a Claude Lévi-Strauss.
Detalhes do livro
Editora: Vestígio; 1ª edição (18 março 2024) Idioma: Português Capa comum: 336 páginas ISBN-10: 6560020223 ISBN-13: 978-6560020221 ASIN: B0CPZBF5JK Dimensões: 16 x 2 x 23 cm.