(…)”Aviv conta as histórias dessas pessoas com empatia e sensibilidade, explorando as maneiras pelas quais os transtornos mentais podem afetar a vida de uma pessoa. Ela também questiona a natureza da doença mental, argumentando que os transtornos mentais são mais do que simples doenças biológicas.”
(…)”Estranhos a nós mesmos: Histórias de mentes instáveis é um livro de não ficção da jornalista americana Rachel Aviv, publicado em 2023. O livro conta a história de quatro pessoas que foram diagnosticadas com transtornos mentais.”
(…)“Aviv sabe que não há uma resposta clara nem uma razão única. E é isso, na minha opinião, que dá tanta vitalidade a seu texto: a predileção pela incerteza e ambiguidade. A medicina e o jornalismo carecem de mais dúvida e não de mais autoridade – porque o melhor modo de contar uma história, de mudar mentes, é começar com uma pergunta e não com uma resposta.”
(…)”Por fim, Rachel Aviv escreve com uma mistura imprevisível de intimidade e distância, explorando como a linguagem psiquiátrica frequentemente altera aquilo que nomeia. Ela reuniu um notável acervo de materiais não publicados – relatos biográficos, poemas, diários (inclusive o dela), que servem como um contraponto visceral às linguagens oficiais de instituições e especialistas. Admiro seu rigor e eloquência, mas também seu comedimento – ela torna vívidas experiências que não somos capazes de explicar.”
Estranhos a nós mesmos
Livro – ‘Estranhos a nós mesmos: Histórias de mentes instáveis’ escrito por Rachel Aviv
Uma investigação sutil e profundamente humana sobre as relações entre doença mental, diagnóstico e identidade.
Neste premiado livro de estreia, a aclamada jornalista Rachel Aviv levanta questões fundamentais sobre como nos entendemos em momentos de crise e angústia. Movida por um profundo senso de empatia e por sua própria experiência de viver em uma ala hospitalar aos seis anos de idade, diagnosticada com anorexia, ela recupera a trajetória de pessoas que se depararam com os limites das explicações psiquiátricas sobre quem são.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Entre elas, um homem dividido entre as interpretações dominantes no século XX para seu quadro depressivo; uma brâmane tida como esquizofrênica que fugiu da família para seguir uma vida ascética; uma mulher negra e encarcerada, mais uma vítima do racismo em seu país, lutando pelo perdão dos filhos após se recuperar de uma psicose; uma jovem abastada que, depois de uma década se definindo por seu diagnóstico de bipolaridade, decide parar de tomar os remédios porque não sabe mais quem é sem eles.
Com uma escrita envolvente, que embala um minucioso trabalho de reportagem e pesquisa médica, Estranhos a nós mesmos questiona como as histórias que contamos sobre transtornos mentais moldam seu percurso em nossas vidas ― e também nossas identidades.
Conheça o Autor
Rachel Aviv é jornalista e repórter da New Yorker, na qual escreve sobre medicina, saúde mental e justiça criminal, entre outros temas. Ela mora no Brooklyn, em Nova York, e Estranhos a nós mesmos é seu primeiro livro.
Detalhes do livro
Editora: Zahar; 1ª edição (21 setembro 2023) Idioma: Português Capa comum: 304 páginas ISBN-10: 6559791319 ISBN-13: 978-6559791316 ASIN: B0CBNN6PJN Dimensões: 14 x 1.7 x 21 cm.