(…)”Os ensaios do livro são divididos em duas partes. A primeira parte, intitulada “Grafias de vida”, reúne textos que abordam a morte como um processo natural da vida. Santiago discute temas como a finitude da existência, a importância da memória e a relação entre a vida e a morte.”
(…)”A segunda parte, intitulada “A morte”, reúne textos que abordam a morte como um fenômeno social e cultural. Santiago discute temas como o medo da morte, a representação da morte na arte e a relação entre a morte e a violência.”
(…)”Grafias de vida ― a morte é um livro importante e instigante, que contribui para uma reflexão mais profunda sobre o tema da morte. O livro é bem escrito e argumentativo, e oferece uma visão distinta sobre um tema que é universal e inescapável.”
Grafias de vida — a morte
Livro – Grafias de vida — a morte escrito por Silviano Santiago
Antologia ímpar de um dos maiores nomes da crítica moderna brasileira.
Referência incontornável no campo dos estudos literários, Silviano Santiago possui produção extensa, entre romances, contos e ensaios. O premiado autor e influente crítico foi pioneiro ao propor uma abordagem histórica de nossa literatura que mobilizasse ideias das teorias pós-coloniais.
Grafias de vida ― a morte dá nova prova da criatividade e perspicácia discursiva de Santiago, em um estilo que lhe é próprio. Nos ensaios aqui reunidos, encontramos, entre outros temas, a crítica ao cânone único e ocidentalizante, a defesa de uma escrita selvagem e libertária, a problematização da domesticação, conceito caro ao autor, além de reflexões sobre o espaço e tempo do fazer artístico.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Nas palavras do escritor, “são grafias desequilibradas de vida, que propõem a busca de equilíbrio entre o sentimento de mundo e o sentimento da vida, entre a mesa posta e a cadeira onde se toma assento, entre o corpo na casa e o pé no mundo, entre o alimento e a fome, entre o tronco de buriti do sertão e a ridícula cadeirinha ouro‑pretana”.
Conheça o Autor
Silviano Santiago nasceu em Formiga (MG), em 1936. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais. Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF.
Foi cinco vezes premiado com o Jabuti. Pelo conjunto da produção literária, ganhou o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o José Donoso, do Chile. Recebeu do governo francês a distinção de Officier dans l’Ordre des Arts et Lettres e Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques. Ganhou o prêmio Camões de 2022.
Seus livros estão traduzidos em várias línguas. Silviano vive hoje no Rio de Janeiro.
Detalhes do livro
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (11 dezembro 2023) Idioma: Português Capa comum: 344 páginas ISBN-10: 8535936068 ISBN-13: 978-8535936063 ASIN: B0CL7FXQKN Dimensões: 13.7 x 1.9 x 21 cm.