Leia o livro ‘Nise da Silveira’ por Ferreira Gullar

(…)”A arte é uma linguagem que fala à alma, quando as palavras falham. (….)A atividade artística é uma forma de expressão do inconsciente, e pode ser um poderoso instrumento de cura. (…)Nise acreditava que a arte era um caminho para o autoconhecimento e a integração da personalidade.”

(…)Nise desafiou os métodos tradicionais da psiquiatria, que na época se baseavam no eletrochoque e na lobotomia. (…)Ela propôs uma abordagem humanizada da loucura, baseada no respeito e na valorização do indivíduo. (…)Nise foi pioneira na utilização da arteterapia como forma de tratamento, e seu trabalho influenciou profundamente a psiquiatria brasileira e internacional.”

(…)Nise nasceu em Maceió, Alagoas, em 1905, e se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1926. (…)Ela trabalhou no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, por mais de 40 anos. (…)Em 1946, fundou a Seção de Terapêutica Ocupacional, que mais tarde se tornaria o Museu de Imagens do Inconsciente.”

Nise da Silveira

Livro – Nise da Silveira: Uma psiquiatra rebelde

Escrito por: Ferreira Gullar

A história da mulher que revolucionou a psiquiatria no brasil, em nova edição, revista, atualizada e ampliada.

Nise da Silveira nasceu em Maceió, em 1905, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1999. Ficou conhecida, entre tantas de suas proezas, por seu trabalho no campo da psiquiatria, pelo pioneirismo na difusão da psicologia junguiana no Brasil e, em especial, por sua recusa em aplicar tratamentos invasivos (como a lobotomia e o choque insulínico) a pacientes psiquiátricos, propondo, em seu lugar, a terapêutica ocupacional e o uso da arte como instrumentos que possibilitassem a restauração dos vínculos com a realidade.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Em edição revista, atualizada e ampliada, Nise da Silveira – uma psiquiatra rebelde, escrita pelo poeta Ferreira Gullar, destaca grandes feitos dessa visionária, incluindo fotografias de vários momentos de sua biografia e uma entrevista, conduzida pelo autor, que ajuda a traduzir a relação afetuosa entre essas duas grandes figuras brasileiras.

Como uma introdução à vida e obra de Nise, este livro celebra a personalidade subversiva e corajosa de uma mulher que desafiou as convenções de sua época e é reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento de doenças mentais. Que sua rebeldia continue a inspirar a todos nós.

(…)”A loucura não é um crime, é um desvio da norma. E o desvio da norma pode ser criativo.”

(…)”O importante não é normalizar as pessoas, mas sim ajudá-las a se tornarem quem realmente são.”

(…)”A arte é uma forma de transcender a dor e o sofrimento.”

O livro “Nise da Silveira: Uma psiquiatra rebelde” é uma leitura inspiradora e enriquecedora, que nos convida a repensar a loucura e a valorizar o poder da arte como ferramenta de cura.

Conheça o Autor

Ferreira Gullar nasceu em São Luís do Maranhão, em 1930. Considerado um dos maiores poetas brasileiros, foi também dramaturgo, crítico de arte, ensaísta, ficcionista e tradutor. É autor, entre outros, dos livros Poema sujo, João Boa-Morte: cabra marcado para morrer, Dentro da noite veloz e Toda poesia.

Foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 2002, e recebeu diversos prêmios, entre eles três Jabutis (em 2000, 2007 e 2011), o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, em 2005, e o Prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura em língua portuguesa, em 2010. Ferreira Gullar faleceu no Rio de Janeiro, em 2016.

Detalhes do livro

Editora: ‎Paidós; 1ª edição (1 abril 2024) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎192 páginas ISBN-10: ‎8542226100 ISBN-13: ‎978-8542226102 ASIN: ‎B0CXTRL87D Dimensões: ‎14 x 1 x 21 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *