(…)A alma é comparada a um castelo com sete moradas concêntricas, cada uma com suas características e desafios. Através dessa metáfora, Santa Teresa guia o leitor em uma jornada espiritual profunda e transformadora.
(…)Cada morada representa um estágio no desenvolvimento espiritual do indivíduo, desde a oração inicial até a união mística com Deus. A autora detalha as experiências, obstáculos e graças presentes em cada etapa.
(…)Um Guia Prático para o Crescimento Espiritual: O Castelo Interior não se limita à teoria. Santa Teresa oferece conselhos práticos e exercícios para auxiliar o leitor em seu caminho espiritual, com foco na oração, meditação e vida virtuosa.
Castelo Interior: ou moradas
Livro – Castelo Interior: ou moradas escrito por Santa Tereza D´Ávila
Você sabia que a alma tem várias moradas assim como o céu? Chegou a hora de descobrir como acessar todas elas para alcançar a mais profunda experiência divina da sua vida Considerada um dos maiores clássicos da literatura espiritual de todos os tempos, Castelo interior ou Moradas é o último livro escrito por Santa Teresa D’Ávila.
Segundo muitos, foi sua verdadeira obra-prima, e um dos ápices do misticismo cristão e da prosa espanhola do Século de Ouro. O ano é 1577, e a cidade Toledo, na Espanha. Teresa tem 62 anos, muitos problemas de saúde e sua obra de reformadora e fundadora está em perigo: a Inquisição a encara com maus olhos, já havendo apreendido sua autobiografia, e chovem ataques dos Calçados e desgostos sem fim.
É nesse momento que o padre Gracián e outras pessoas de seu entorno, que conhecem o que essa freira sabe e quão bem se expressa, incentivam-na a escrever algo, nem que seja apenas para servir de sermão a suas filhas. Relutante, Teresa obedece. Apenas dois meses de escrita e em circunstâncias adversas, finaliza a obra já estando em sua terra natal, Ávila. Não há tempo nem para corrigir nem para reler.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
📕Aproveite – “Pegue o seu livro”
Mas o fato é que Teresa é inspirada por uma visão mística: suas freiras ficam maravilhadas ao vê-la escrever tão rápido, como se o texto lhe fosse ditado. E no final, ela mesma está satisfeita com o resultado. Não é para menos.
Nesta alegoria dos graus da vida espiritual, que vão do ascético ao místico, estão reunidos um conjunto de ensinamentos raros e poderosos para pessoas de todas as fés que estejam desejosas de orientação divina. Para não esquecer que sabedoria, felicidade e santidade andam juntas.
➡️Leia Trechos do livro: “Castelo Interior: ou moradas” de Santa Tereza D´Ávila
(…)A alma é como um castelo de diamante, onde reside o próprio Rei.
(…)Deus está dentro de nós, mais próximo do que estamos de nós mesmos.
(…)A alma é como uma borboleta que vai se transformando até chegar à sua forma mais bela.
(…)A oração é a conversa da alma com Deus, um encontro de amor e amizade.
(…)Na oração, devemos nos colocar na presença de Deus com humildade e confiança.
(…)A oração não se limita a palavras, mas também se expressa através do amor, das ações e da entrega.
(…)No caminho espiritual, haverá desafios e tentações, mas a graça de Deus nos sustenta.
(…)Devemos enfrentar os obstáculos com fé, perseverança e amor a Deus.
(…)A união com Deus é o ápice da vida espiritual, um estado de perfeita felicidade e amor.
(…)Na união mística, a alma se funde com Deus em um abraço de amor infinito.
(…)A união com Deus não é um privilégio para poucos, mas está acessível a todos que buscam com amor e perseverança.
Conheça o Autor
Teresa dʼÁvila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, nasceu Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, em março de 1515, na província espanhola de Ávila.
Aos 21 anos, ingressou no convento Carmelita da Encarnação, em sua cidade natal, tornando-se assim uma freira carmelita e posteriormente sendo reconhecida como mística, e também a primeira doutora da igreja, recebendo o título de Mater Spiritualium (Mãe da Espiritualidade), em razão da contribuição que a santa proporcionou à espiritualidade católica.
Seus livros e sua obra-prima O Castelo Interior ou Moradas são parte integral da literatura renascentista espanhola e do corpus do misticismo cristão. Atuou durante a Contrarreforma, e também foi uma das reformadoras da Ordem Carmelita, sendo considerada cofundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.
Foi canonizada como santa da igreja católica em 1622, cerca de quarenta anos após sua morte, em outubro de 1582.
Detalhes do livro
Editora: Temporalis; 1ª edição (9 janeiro 2023) Idioma: Português Capa comum: 240 páginas ISBN-10: 6550472008 ISBN-13: 978-6550472009 ASIN: B0BNNY5M6Y Dimensões: 15.24 x 1.4 x 22.86 cm.