(…)”Em uma cultura na qual o objetivo supremo é ter – e ter cada vez mais – e na qual se pode dizer que alguém ‘vale um milhão de dólares’, como pode haver escolha entre ter e ser? Pelo contrário, parece mesmo que a própria essência do ser é o ter; que se alguém não tem nada, não é nada.”
(…)”Na sociedade do ter, as pessoas se tornam alienadas de si mesmas, dos outros e do mundo ao seu redor. Elas se transformam em coisas, em meios para alcançar um fim que nunca chega.”
(…)”Para se encaixar na sociedade do ter, as pessoas precisam se conformar às normas e expectativas do grupo. Isso significa reprimir sua individualidade e autenticidade.”
(…)”O amor é um dos elementos mais importantes para a autorrealização. Fromm distingue entre o amor maduro, que é baseado no respeito, na igualdade e na liberdade, e o amor imaturo, que é baseado na necessidade, na posse e no controle.”
Ter ou ser?
Livro – Ter ou ser?: Uma introdução ao pensamento humanista
Escrito por: Erich Fromm
Uma crítica profunda ao materialismo em favor de uma vida com significado.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
“Numa cultura em que o objetivo supremo é ter – e ter cada vez mais – e em que se pode falar que alguém ‘vale um milhão de dólares’, como pode haver escolha entre ter e ser? Pelo contrário, parece mesmo que a própria essência do ser é o ter; que se alguém não tem nada, não é nada.”
Com o surgimento da era industrial, a sociedade se viu diante de uma perspectiva de progresso ilimitado, com promessas de domínio da natureza e abundância material, além da garantia de liberdade pessoal. A conquista de tanta riqueza e conforto deveria resultar em felicidade irrestrita para todas as pessoas.
Hoje sabemos que essa realidade não chegou para todos: a prosperidade econômica está concentrada nas nações ricas, a desigualdade social aumenta cada vez mais e viramos peças na máquina burocrática, influenciados pelo governo, pela indústria e pelos meios de comunicação de massa por eles manipulados.
Diante desse cenário, ao explorar a dicotomia entre o modo do ter e o modo do ser, o psicanalista alemão Erich Fromm, um dos maiores expoentes do movimento psicanalista do século 20, nos leva a refletir sobre os fundamentos da existência humana e nos incita a repensar nossas prioridades e a nos reconectar com nossa essência mais profunda.
Fromm faz uma original investigação das complexidades da natureza humana, questionando os valores que orientam nossa vida e as motivações por trás das escolhas individuais e coletivas.
📚 Livro Completo: Clique aqui🟢
➡️Leia Trechos do livro: “Ter ou ser” de Erich Fromm
(…)Na sociedade consumista, a identidade de uma pessoa não reside no que ela é, mas no que ela tem.
(…)O objetivo da vida se torna a aquisição de posses e experiências, e não o desenvolvimento do potencial humano.
(…)O Modo de Ter é caracterizado pela busca por posses e pelo desejo de controlar os outros.
(…)Indivíduos no Modo de Ter veem o mundo como um meio para seus fins, e as pessoas como objetos a serem usados.
(…)O Modo de Ser é caracterizado pela busca por crescimento pessoal e pela conexão com os outros.
(…)Indivíduos no Modo de Ser veem o mundo como um lugar para se experimentar e aprender, e as pessoas como parceiros em uma jornada compartilhada.
(…)A verdadeira liberdade não é a liberdade de fazer o que se quer, mas a liberdade de ser quem se é.
(…)Para alcançar a verdadeira liberdade, devemos nos libertar das ilusões do Modo de Ter e abraçar os valores do Modo de Ser.
(…)O amor não é um sentimento, mas uma ação. É o cuidado, a responsabilidade e o respeito pelo outro.
Conheça o Autor
Erich Fromm foi um renomado psicanalista, filósofo e sociólogo alemão, radicado americano. Ficou mundialmente conhecido por sua abordagem humanista e suas múltiplas contribuições à compreensão da natureza humana e da sociedade.
Em seus trabalhos, explorou temas que vão da psicologia individual à análise crítica das estruturas sociais, tendo, entre seus títulos mais conhecidos, A arte de amar, O medo da liberdade, O coração do homem, A linguagem esquecida e Análise do homem.
Detalhes do livro
Editora: Paidós; 1ª edição (20 maio 2024) Idioma: Português Capa comum: 256 páginas ISBN-10: 8542226852 ISBN-13: 978-8542226850 ASIN: B0D2YHZ2FL Dimensões: 16 x 3 x 23 cm.