Livro ‘A mente nova do imperador’ por Roger Penrose

(…) “O livro escrito por Penrose é a investida mais poderosa já escrita contra a IA forte. Objeções têm sido levantadas nos últimos séculos contra a afirmação reducionista de que a mente é uma máquina operada pelas leis conhecidas da física, mas a ofensiva de Penrose é mais persuasiva, pois ela bebe de fontes de informação que não estavam previamente disponíveis para os objetores. O livro revela que Penrose é mais que um físico matemático…”

A mente nova do imperador: Sobre computadores, mentes e as leis da física

Por muitas décadas, os defensores da inteligência artificial sustentam que os computadores poderão, em breve, fazer tudo que um ser humano faz. Neste livro, Roger Penrose nos leva em uma fascinante viagem pelos princípios básicos da física, da cosmologia, da computação, da matemática e da filosofia para tentar provar que o pensamento e o sentimento humanos jamais poderão ser emulados completamente por máquinas.

(…) O livro escrito por Penrose é a investida mais poderosa já escrita contra a IA forte. Objeções têm sido levantadas nos últimos séculos contra a afirmação reducionista de que a mente é uma máquina operada pelas leis conhecidas da física, mas a ofensiva de Penrose é mais persuasiva, pois ela bebe de fontes de informação que não estavam previamente disponíveis para os objetores.

O livro revela que Penrose é mais que um físico matemático. Ele também é um filósofo de primeira linha, sem medo de tratar de problemas que os filó- sofos contemporâneos tendem a considerar sem significado. Penrose também tem a coragem de afirmar, ao contrário de uma crescente negativa expressa por um pequeno grupo de físicos, a existência de um rea- lismo robusto.

Não apenas o universo “existe”, mas a verdade matemática também tem sua misteriosa existência eterna e independente. Como Newton e Einstein, Penrose tem um senso profundo de humildade e admiração com relação tanto ao mundo físico quanto ao reino platônico da matemática pura.

O distinto teórico dos números Paul Erdös gosta de falar sobre “o livro de Deus”, no qual todas as melhores provas matemáticas estão registradas. Aos matemáticos ocasionalmente é permitido que vislumbrem uma parte de uma página desse livro. Quando um físico ou um matemático experimenta uma súbita inspiração que o leva a um momento de “aha!”, Penrose acredita, é mais do que simplesmente algo “emergente de algum cálculo complicado”.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

É a mente tendo um contato momentâneo com a verdade objetiva. Poderia ser, ele pondera, que o mundo de Platão e o mundo físico (o qual os físicos agora dis- solveram na matemática) são em realidade uma coisa só?

📚 Saiba mais do livro ➡️ CLIQUE AQUI

Conheça também o livro ‘Sombras da mente’ escrito por Roger Penrose

Sombras da mente: Uma busca pela ciência perdida da consciência

Para que a física acomode algo ainda tão estranho quanto é o fenômeno da consciência a seu campo de reflexão, devemos esperar uma mudança profunda e fundamental da própria mirada filosófica quanto à natureza da realidade.

Sombras da mente fornece uma visão sobre onde essas guinadas podem ocorrer e qual pode ser nossa compreensão futura do mundo.

Conheça o Autor

Roger Penrose é Rouse Ball Professor of Mathematics na University of Oxford. É autor de The Emperor’s New Mind, best-seller que em 1990 recebeu o prêmio COPUS do Reino Unido para a escrita científica.

Em 1988, recebeu o Prêmio Wolf de Física, compartilhado com Stephen Hawking, por sua contribuição conjunta para a nossa compreensão do universo, e em 2020 foi laureado com o Prêmio Nobel de Física.

Do autor, a Editora Unesp também publicou O grande, o pequeno e a mente humana.

📚 Saiba mais do livro ➡️ CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *