Livro ‘Dias malditos’ por Ivan Aleksêievitch Búnin

(…)”O livro foi inicialmente publicado na França, onde Bunin havia se exilado após a Revolução Russa. Ele foi publicado na Rússia pela primeira vez em 1989, após a queda da União Soviética. Dias malditos foi traduzido para o português e publicado no Brasil pela editora Carambaia em 2022.”

(…)”O livro é escrito em um estilo vívido e emocional. Bunin usa uma linguagem poética para descrever as cenas que testemunha. Ele também usa um tom de inconformismo e indignação.”

Dias malditos

Livro – Dias malditos escrito por Ivan Aleksêievitch Búnin

Primeiro escritor russo a ganhar o prêmio Nobel revela, em diário inédito no Brasil, uma visão implacável do período da Revolução Russa.

Nos dois anos que se seguiram à tomada do poder pelos bolcheviques, o que se via pelas ruas de Moscou era o caos. É o que se depreende das anotações feitas pelo escritor Ivan Búnin (1870-1953) em seus diários mantidos entre 1918 e 1919, quando viveu entre a capital russa e Odessa (na atual Ucrânia), antes de partir para o exílio em Paris. Publicadas em forma de folhetins entre 1926 e 1927 num jornal russo publicado na França, essas notas, editadas e reorganizadas, constituem a obra Dias malditos, que só foi publicada na Rússia em 1989 e nunca havia sido traduzida no Brasil.

Considerado um grande estilista, Búnin foi o primeiro escritor russo a ganhar o prêmio Nobel, em 1933. Em Dias Malditos, sua escrita poética dá lugar a registros marcados pela urgência, num mosaico de notícias de jornais, fatos testemunhados e informações de boca a boca. O tom é de inconformismo. As notícias e rumores são apavorantes: saques, fuzilamentos, massacres de judeus, julgamentos sumários, bebedeiras, escassez de alimentos. Em dado momento, o próprio escritor se vê no meio de um fogo cruzado quando sai para a rua.

Com mais de quarenta edições em menos de uma década, Dias malditos tem uma influência única na formação política e humanística do pensamento russo atual. Na continuidade de uma tradição marcada por Aleksandr Púchkin, e na contramão do que exigia a literatura soviética e a propaganda política, Búnin retrata o povo russo como anti-herói: tacanho, sem conhecimento da arte ou da história, confundindo opressão política com liberdade e acreditando em falsos profetas.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Conheça o Autor

Ivan Alekseyevich Bunin (22 de outubro de 1870 – 8 de novembro de 1953) foi um escritor russo, o primeiro a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Ele é considerado um dos maiores prosadores da literatura russa. Bunin nasceu em Voronezh, Rússia, em uma família de proprietários de terras.

Ele começou a escrever poesia e prosa desde cedo, e seu primeiro livro de poemas, Poesias: 1887-1891, foi publicado em 1891. Bunin ganhou fama com seus contos, que são caracterizados por seu estilo lírico e sua sensibilidade à natureza. Seus contos mais famosos incluem A queda das folhas, O convidado e Os cinamomos.

Dias malditos é um livro de memórias de Bunin que relata os dois anos que se seguiram à tomada do poder pelos bolcheviques na Rússia. O livro é um testemunho vívido do caos e da violência que se abateram sobre a Rússia durante esse período.

Detalhes do livro

Editora: ‎Carambaia; 1ª edição (14 novembro 2023) Idioma: ‎Português Capa dura: ‎212 páginas ISBN-10: ‎6554610448 ISBN-13: ‎978-6554610445 ASIN: ‎B0CLQ9B1PB Dimensões: ‎13.6 x 1.8 x 21.2 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *