Leia o livro ‘Mundo em disputa’ por Marcia Tiburi

(…)”Vivemos em um mundo distópico que se apresenta como normal. A catástrofe se tornou tão presente que a percebemos como algo natural, inevitável. Mas isso não é verdade. A distopia é uma construção social, e podemos combatê-la.”

(…)”O mundo em que vivemos não é fruto do acaso. Ele foi projetado por aqueles que detêm o poder, para atender aos seus próprios interesses. Esse design é excludente, explorador e insustentável.”

(…)”A esperança não é um sentimento ingênuo. É uma força poderosa que nos impulsiona a lutar por um mundo melhor.”

Mundo em disputa

Livro – Mundo em disputa escrito por Marcia Tiburi

Em Mundo em disputa , a filósofa Marcia Tiburi discute de maneira acessível como são criadas as narrativas sobre desesperança e oferece ferramentas para que se possa posicionar contra essa prática nefasta.

Ligar a televisão ou abrir o smartphone e observar do sofá desastres climáticos, guerras, chacinas e linchamentos virtuais se tornou corriqueiro no século XXI. O sentimento geral de impotência diante do horror remete à naturalização da catástrofe, objeto de análise deste livro.

Em Mundo em disputa: design de mundo e distopia naturalizada, Marcia Tiburi põe em debate a distopia geral, oferecendo um questionamento sobre o funcional desaparecimento da utopia em nossa época.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Ferramentas e armadilhas da linguagem, da comunicação e da estrutura de dominação são examinadas para explicar o funcionamento codificado de um mundo no qual o sofrimento é regra.

O “patrirracialcapacitalismo”, ou PRCC, é o termo usado pela autora para expor a articulação de opressões geradoras de sofrimento que incide sobre todos os seres terrestres, humanos ou não.

A filósofa desvela a guerra conceitual e narrativa sobre o que é “o mundo”, considerando que mundo “é o que se cria na linguagem, e a linguagem define o limite do mundo, sendo que o que chamamos de mundo vem a definir o que podemos em termos de linguagem”.

Entre jogos de espelhamentos, torções e reflexões sensíveis, Marcia Tiburi apresenta aos leitores e às leitoras ideias que nos ajudam a compreender o que vem a ser, então, o “mundo” para a cultura ocidental. Um conceito tão complexo e estranhamente abstrato, mas inescapavelmente real.

Mundo em disputa: design de mundo e distopia naturalizada chega no momento em que entender os jogos de poder mental, linguístico e concreto em que estamos inseridos se constitui na chave para sair dos cárceres em que estamos situados e, a partir disso, repropor a utopia da vida.

➡️Leia Trechos do livro: “Mundo em disputa” de Marcia Tiburi

(…)”O sentimento de impotência diante do horror é proposital. Os poderes dominantes querem que nos sintamos resignados, sem esperança. Mas não podemos ceder a essa narrativa. Precisamos acreditar na possibilidade de um mundo melhor e lutar por ele.”

(…)”Precisamos questionar esse design e propor alternativas. Precisamos construir um mundo que seja justo, solidário e sustentável para todos.”

(…)”Mesmo nos momentos mais sombrios, sempre há motivos para ter esperança. Precisamos acreditar que a mudança é possível e que podemos fazer a diferença.”

(…)”A alienação é a principal arma dos dominadores. Eles nos convencem de que somos incapazes de pensar por nós mesmos e de agir de forma autônoma.”

(…)”A crítica é fundamental para a construção de um mundo melhor. Precisamos questionar tudo o que nos parece natural e normal, e buscar novas alternativas.”

Conheça o Autor

Marcia Tiburi estudou artes e filosofia. É autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo, tais como Feminismo em comum (Rosa dos Tempos), Complexo de vira-lata (Civilização Brasileira), Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo , Delírio do poder , Ridículo político e Como conversar com um fascista (Record). É professora de filosofia e se dedica à literatura e às artes visuais.

Detalhes do livro

Editora: ‎Civilização Brasileira; 1ª edição (22 abril 2024) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎266 páginas ISBN-10: ‎6558021331 ISBN-13: ‎978-6558021339 ASIN: ‎B0CTHRRV4L Dimensões: ‎11.5 x 1.3 x 17.5 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *