Livro ‘Tia Ciata, a grande mãe do samba’ por Nei Lopes

(…)”Era uma vez, na Pequena África, um terreiro de candomblé onde se reuniam mães e filhas de santo para cantar e dançar. Entre elas, uma figura se destacava: Tia Ciata, a mãe de santo mais querida do Rio de Janeiro.”

(…)”Tia Ciata começou a organizar rodas de samba em seu terreiro. As pessoas vinham de todas as partes da cidade para cantar, dançar e ouvir os melhores sambistas da época.”

(…)”O samba logo se tornou o ritmo mais popular do Rio de Janeiro. As rodas de samba se espalharam por toda a cidade, e o samba começou a ser tocado nos bailes e nas festas.”

(…)”Ela é considerada a mãe do samba carioca, e sua casa na Pequena África se tornou um centro cultural importante para a comunidade afro-brasileira.”

Tia Ciata, a grande mãe do samba

Escrito por: Nei Lopes & Rui de Oliveira

Dois nomes de peso da cultura brasileira, Nei Lopes e Rui de Oliveira, se reúnem para homenagear os pioneiros do samba.

Em Tia Ciata, a grande mãe do samba , somos convidados a um passeio de volta ao início do século XX e à Pequena África, região no centro do Rio de Janeiro que foi palco de transformações que marcaram a cultura de todo o país. Como guias desse passeio, temos a graciosa personagem fictícia Boneca e ninguém menos do que o próprio Nei Lopes, que se torna também personagem e trava com Boneca um delicioso diálogo sobre música, religião, tradição, Carnaval e muito, muito mais.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Entremeando essa conversa cheia de histórias e História, algumas personalidades são apresentadas: Heitor dos Prazeres, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Plácida dos Santos e, como não poderia faltar, a grande Tia Ciata. Uma obra para se ler ao som de um bom samba e à espera do próximo Carnaval.

➡️ #Trechos do #livro

(…)”Tia Ciata era conhecida por sua força, sua sabedoria e sua generosidade. Ela acolhia a todos em seu terreiro, sem distinção de raça, cor ou religião. Era um lugar de paz e alegria, onde as pessoas podiam se sentir livres para serem elas mesmas.”

(…)”Um dia, Tia Ciata teve uma visão. Ela viu um novo ritmo nascendo, um ritmo que uniria todas as pessoas do Brasil. Era o samba.”

(…)”Nas rodas de samba de Tia Ciata, tudo era permitido. As pessoas podiam se expressar livremente, sem medo de serem julgadas. Era um espaço de criação e de experimentação, onde novos sambas nasciam a cada dia.”

(…)”Em 1917, pela primeira vez, um samba foi apresentado no desfile das escolas de samba. Foi um momento histórico, que marcou o início da consagração do samba como ritmo nacional.”

(…)”Tia Ciata ficou muito feliz em ver o samba conquistar o Brasil. Ela sabia que o ritmo que ela havia ajudado a criar uniria as pessoas e levaria alegria para a vida de todos.”

Conheça o Autor

Nei Lopes nasceu no subúrbio carioca em 1942, é escritor e compositor de música popular, além de bacharel em direito e ciências sociais pela Universidade do Brasil, atual UFRJ…

Rui de Oliveira é carioca. Ilustrador, escritor e professor, estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, artes gráficas na Escola de Belas Artes da UFRJ e ilustração e cinema em Budapeste, Hungria. Foi Diretor de Arte da TV-Globo e da TV-Educativa atual TV-Brasil…

Detalhes do livro

Editora: ‎Nova Fronteira; 1ª edição (29 março 2024) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎56 páginas ISBN-10: ‎655640649X ISBN-13: ‎978-6556406497 ASIN: ‎B0CW1N2LQ8 Dimensões: ‎20.5 x 0.5 x 27.5 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *