Conheça 7 livros da categoria ciência lançados no primeiro semestre de 2023

(…) Em Selva, o autor mostra como organizações criminosas lucram com a destruição da floresta, não só com o apoio ativo da elite da Região Amazônica, mas também com o suporte dos altos escalões de Brasília.

(…) Uns dos grandes mistérios da aposta analítica é descobrir o nível de elasticidade que ainda existe no impacto que a formação infantil tem em determinar quem somos ou não somos (ou podemos vir a ser).

1

Livro ‘Pense como um cavalo’ por Grant Golliher

Pense como um cavalo: O que um treinador de cavalos tem a ensinar sobre vida, liderança e empatia

Grant Golliher é um verdadeiro encantador de cavalos. Sem o uso de força, é capaz de fazer o mais arredio dos animais aceitar calmamente uma sela e uma montaria.

Em sua experiência com cavalos que sofreram maus-tratos, ele aprendeu lições inestimáveis sobre liderança, comunicação, limites, justiça, confiança e respeito, que se mostraram úteis também aos humanos.

Para compartilhar seu aprendizado, Grant promove todo ano um evento que atrai juízes, celebridades e executivos de empresas como Microsoft, Toyota e Disney para participar do que um CEO já chamou de “a experiência mais transformadora que já tive”.

Neste livro, ele reúne histórias de muitas dessas pessoas – e também de vários cavalos – para ilustrar seus ensinamentos e ajudar você a entender melhor a própria condição humana, superando traumas, criando relacionamentos mais felizes e liberando potenciais inexplorados em muitos aspectos da vida.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

2

Livro ‘Física sem Equações’ por Éric Carvalho Rocha

Física sem Equações é um livro dedicado a dar explicações simples para diversos temas. Para isso, usa-se de uma linguagem clara e acessível, sem apresentar equações e abusando do uso de metáforas. As ideias são apresentadas seguindo basicamente a ordem cronológica, visando mostrar como as diferentes teorias evoluem com o passar do tempo, evidenciando o caráter contínuo do desenvolvimento científico.

Vários exemplos ilustram como diferentes teorias podem coexistir e levar a uma melhor compreensão da natureza. Nesta obra, você verá que muitas descobertas aparentemente motivadas apenas pela curiosidade de alguns pensadores levaram a um “efeito dominó” que permitiu avanços científicos inimagináveis inicialmente.

3

Livro ‘Tempo e eternidade’ por William Lane Craig

O presente livro foi escrito para os que desejam encarar o conceito da eternidade de Deus com seriedade. Ao contrário de outros que escreveram sobre os atributos de Deus, estou convicto de que a melhor ferramenta que temos para entender o que realmente significa a afirmação de que Deus é eterno não é a poesia nem a piedade, mas a filosofia analítica.

Na Idade Média não se permitia que os alunos estudassem teologia antes de terem dominado todas as outras disciplinas da universidade, mas infelizmente os teólogos de hoje, em geral, não têm quase nenhum conhecimento nem de filosofia nem de ciências, de modo que carecem das qualificações necessárias para tratar de modo substantivo as complexas questões levantadas pela eternidade de Deus.

Como veremos, é provável que não se possa compreender corretamente a eternidade divina sem explorar a natureza do próprio tempo — uma perspectiva intimidadora! Pois, fora a ideia de Deus, eu não conheço nenhum conceito mais profundo e mais desconcertante do que o de tempo. A tentativa de integrar esses dois conceitos, portanto, alarga a mente até os limites mesmos do nosso entendimento.

Mas um exercício desse tipo será salutar para nós, tornando-nos mais criteriosos e aprofundando nossa reverência e adoração a Deus, o Eterno.

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

4

Livro ‘A vida em duas rodas’ por Jody Rosen

A bicicleta é um vestígio da era vitoriana, à primeira vista incongruente com nossos tempos de smartphones, apps de transporte e carros sem motorista. Ao mesmo tempo, nós ainda vivemos no planeta das bicicletas. É cada vez mais comum pessoas utilizarem bikes em vez de outro meio de transporte. Quase todo mundo pode aprender a andar de bicicleta, e quase todo mundo aprende.

Em A vida em duas rodas, o jornalista e crítico literário Jody Rosen muda tudo que sabemos sobre essa máquina que conhecemos tão bem, uma força presente na vida e nos sonhos da humanidade há mais de duzentos anos. Misturando história, reportagem, diário de viagem e livro de memórias, esta obra atravessa os séculos e cruza o mapa, delineando a saga da bicicleta desde sua invenção em 1817 até a sua renascença atual como “veículo verde”, um emblema de sustentabilidade em um mundo afligido por uma pandemia e pelas mudanças climáticas.

A vida em duas rodas mergulha no passado da bicicleta e vislumbra seus possíveis futuros, desafiando mitos e clichês, e demonstrando a conexão do ciclismo com conquistas coloniais e a gentrificação das cidades. Mas o livro também é uma carta de amor: uma reflexão sobre os prazeres sensuais e espirituais de andar de bicicleta e uma homenagem à maravilha da engenharia que ela é ― um veículo impressionante cujo passageiro é, ao mesmo tempo, seu motor.

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

5

Livro ‘O espírito da floresta’ por Bruce Albert e Davi Kopenawa

Com a publicação de A queda do céu, Davi Kopenawa e Bruce Albert empreenderam uma verdadeira revolução, cujo impacto pode ser sentido até hoje. Os autores tiveram também uma considerável contribuição nas grandes transformações do pensamento ecológico contemporâneo, que descontruiu o conceito de Natureza e já não mais distingue povos humanos e não humanos.


Produzida entre 2000 e 2020 por ocasião de várias exposições realizadas em Paris pela Fundação Cartier, conjuntamente com os habitantes da casa coletiva yanomami de Watoriki (a serra do Vento), a presente coletânea reúne uma vasta trama de reflexões e diálogos que, a partir do saber xamânico dos Yanomami, evoca, sob diversas perspectivas, as imagens e os sons da floresta, a complexidade de sua biodiversidade e as implicações trágicas de sua destruição.

“É possível que vocês tenham ouvido falar de nós. No entanto, não sabem quem somos realmente. Não é uma boa coisa. Vocês não conhecem nossa floresta e nossas casas. Não compreendem nossas palavras. Assim, era possível que acabássemos morrendo sem que vocês soubessem.” ― Davi Kopenawa.

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

6

Livro ‘Selva’ por Alexandre Saraiva

Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei

Delegado da PF relata sua atuação na Amazônia combatendo crimes ambientais e políticos corruptos

Após dez anos à frente de superintendências em três estados da Amazônia, Alexandre Saraiva foi parar nas manchetes dos jornais: primeiro, por liderar a operação responsável pela maior apreensão de madeira ilegal da história do país; depois, por apresentar ao STF uma notícia-crime contra o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusando-o de obstruir a fiscalização.

Em uma atitude insólita ― porém coerente com a política de destruição ambiental do governo Jair Bolsonaro ―, Salles havia questionado o trabalho policial e exigido que a carga de 226 mil m3 fosse devolvida aos madeireiros investigados.

A resistência de Saraiva, que não se intimidou diante das pressões políticas, resultou em sua exoneração do cargo de superintendente regional. Ele também passou a receber mais ameaças de morte e ainda hoje precisa lidar com uma implacável perseguição judicial.

Em Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei, Alexandre Saraiva com Manoela Sawitzki relatam os bastidores de sua demissão e oferece uma radiografia da extensa e longeva cadeia de relações escusas que sustentam o crime ambiental no país, com suas ramificações na política, na polícia e no judiciário.

Além de detalhar como atuam as organizações criminosas envolvidas no tráfico de madeira, no garimpo ilegal, na grilagem, na invasão de terras indígenas e no desmatamento, o autor oferece um panorama detalhado da questão ambiental na Amazônia.

Como bem observa o jornalista Marcos Uchôa em sua apresentação, a partir de uma narrativa digna de um filme de ação, o livro mostra aos leitores todos os matizes do valor da madeira, do meio ambiente e, sobretudo, da lei.

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

7

Livro ‘Entre sessões’ por Lucas Liedke

Entre sessões: Psicanálise para além do divã

Até onde a psicanálise pode ir na nossa vida e na cultura, para além das quatro paredes de um consultório? Em Entre sessões, o psicanalista e pesquisador Lucas Liedke escreveu um livro que trata, principalmente, da potência da psicanálise como instrumento de conhecimento e também desconhecimento.

O psicanalista e pesquisador Lucas Liedke elaborou Entre sessões: psicanálise para além do divã em uma busca para expandir o lugar e a função da psicanálise enquanto um exercício diário da vida cotidiana e como recurso teórico para reflexões pertinentes sobre o mundo e o tempo em que vivemos.

Com base em premissas teóricas, experiência clínica e novos estudos comportamentais, o livro aborda o impacto de temas como memes, sonhos, internet, ansiedade e os efeitos da proliferação de conteúdos sobre saúde mental em um contexto de rede.

Em uma escrita prazerosa e provocativa, o autor apresenta uma obra para analistas, analisandos, estudantes e entusiastas, incentivando os leitores a se escutarem e a se reconhecerem na sua própria relação de descoberta com o universo da psicanálise.

📚 Saiba mais do livro 👉 CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *