Ler livro ‘O primeiro golpe do Brasil’ por Ricardo Lessa

(…)”O Golpe da Noite da Agonia marcou um retrocesso na trajetória democrática brasileira, consolidando um regime autoritário que retardou o desenvolvimento das instituições e das liberdades civis.”

(…)”D. Pedro I, impelido por ambições de poder e receio de perder o controle da situação, dissolveu a Assembleia Constituinte e impôs sua vontade à força.”

(…)”As consequências do Golpe foram nefastas para o Brasil, prolongando a escravidão, aprofundando a desigualdade social e adiando a construção de um sistema político justo e representativo.”

(…)”O legado do Golpe da Noite da Agonia serve como um lembrete dos perigos do autoritarismo e da importância da defesa das instituições democráticas.”

O primeiro golpe do Brasil

Livro – O primeiro golpe do Brasil: Como D. Pedro I fechou a Constituinte, prolongou o escravismo e agravou a desigualdade entre nós

Escrito por: Ricardo Lessa

“O primeiro golpe do Brasil” narra um período específico e definitivo da mal contada história do país, com impactos até os dias de hoje: o golpe de 1823, liderado pelo jovem português recém-coroado D. Pedro I.

Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com

Com o manto de imperador, Pedro fechou a Assembleia Constituinte, que propunha um caminho liberal para o Brasil, perseguiu aliados e inspiradores, prendeu e baniu adversários, censurou a imprensa, cercou-se de conterrâneos despreparados, alimentou-se do escravismo e promoveu os escravistas. Por trás do oficialismo construído artificialmente, emerge uma figura que nada tem do herói garboso dos livros escolares.

O autor, o premiado jornalista Ricardo Lessa, fez um minucioso trabalho de pesquisa em arquivos de vários países e revela os bastidores de um momento crítico do século 19, compreendidos entre a Independência, em 1822, e a Abdicação, em 1831.

A partir de relatos da época e documentos, Lessa mostra que a cadeia de fatos desencadeada em 1823 reforçou o escravismo, a desigualdade e o elitismo no Brasil. O pano de fundo do livro é a disputa entre os que defendiam a manutenção dos privilégios da aristocracia e os republicanos constitucionalistas.

Venceu o atraso, que nos ajuda a entender os últimos 200 anos do país.

📖 Livro Completo: Clique aqui🔴

➡️Leia Trechos do livro: “O primeiro golpe do Brasil” de Ricardo Lessa

(…)”O Brasil de 1823 era um país marcado por profundas divisões sociais e políticas. Havia um forte sentimento de insatisfação com a monarquia, especialmente entre os liberais que defendiam a criação de uma república.”

(…)”D. Pedro I, imperador do Brasil desde 1822, ambicionava centralizar o poder e consolidar seu domínio sobre o país. Ele via a Assembleia Constituinte, eleita para elaborar uma nova constituição, como um obstáculo aos seus planos.”

(…)”As tensões entre D. Pedro I e a Assembleia Constituinte aumentaram gradativamente. O imperador discordava de diversas medidas propostas pelos deputados, como a abolição da escravidão e a reforma agrária.”

(…)”Na noite de 11 de novembro de 1823, D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte por decreto. Tropas imperiais cercaram o prédio da Assembleia e prenderam os deputados que resistiram.”

(…)”O Golpe da Noite da Agonia gerou forte reação popular. Houve protestos nas ruas do Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.”

(…)”D. Pedro I impôs um regime autoritário no país. A imprensa foi censurada, os opositores ao governo foram perseguidos e muitos líderes liberais foram exilados.”

(…)”Uma das principais consequências do Golpe foi o prolongamento da escravidão no Brasil. A nova constituição, outorgada por D. Pedro I em 1824, não previa a abolição imediata da escravidão.”

(…)”O Golpe também contribuiu para o agravamento da desigualdade social no Brasil. As elites agrárias, que apoiavam D. Pedro I, fortaleceram seu poder e continuaram a explorar a mão de obra escrava.”

(…)”O Golpe da Noite da Agonia representou um retrocesso na construção da democracia brasileira. A consolidação das instituições democráticas foi adiada por décadas, e o país viveu sob regimes autoritários durante grande parte do século XIX.”

(…)”D. Pedro I é uma figura controversa da história brasileira. Ele é considerado por alguns um herói da Independência, enquanto outros o criticam por seu autoritarismo e por ter traído os ideais liberais.”

(…)”O Golpe da Noite da Agonia deixou marcas profundas na identidade nacional brasileira. A ideia de que o povo brasileiro não está pronto para a democracia ainda persiste em alguns setores da sociedade.”

Conheça o Autor

Ricardo Lessa é um jornalista, escritor e apresentador de televisão brasileiro. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciando sua carreira em 1975 no Jornal do Brasil. Apresentou o programa Bom Dia Rio, da Rede Globo e foi editor do caderno de política do jornal O Estado de S.

Detalhes do livro

Editora: ‎Editora Máquina de Livros; 1ª edição (5 junho 2024) Idioma: ‎Português Capa comum: ‎176 páginas ISBN-10: ‎6586339197 ISBN-13: ‎978-6586339192 ASIN: ‎B0D6C4Q5CS Dimensões: ‎14 x 1.1 x 21 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *