(…)”A América Latina é um continente de loucos. De presidentes a ditadores, de monarcas a líderes religiosos, a região parece ter uma predileção por figuras excêntricas e desequilibradas.”
(…)”No Haiti, os irmãos Papa Doc e Baby Doc Duvalier governaram o país com mão de ferro por décadas. Durante seus reinados, a família Duvalier se envolveu em práticas de vodu, perseguições políticas e assassinatos em massa.”
(…)”Maximiliano de Habsburgo foi um imperador do México que reinou por apenas dois anos, de 1864 a 1867. Ele era um monarca idealista que sonhava em criar um país moderno e próspero, mas foi traído por seus aliados e executado por um pelotão de fuzilamento.”
América Latina lado B
Livro – América Latina lado B: O cringe, o bizarro e o esdrúxulo de presidentes, ditadores e monarcas dos vizinhos do Brasil
Escrito por: Ariel Palacios
A louca e tragicômica história dos nossos vizinhos contada no estilo único do jornalista Ariel Palacios.
Com sua verve inconfundível e seu talento notável para a reportagem que se tornaram famosos na TV e no rádio, Ariel Palacios, correspondente da GloboNews e apresentador da CBN, monta um rico e divertidíssimo mosaico dos países que compõem a América Latina, reunindo toda a gama de absurdos, abusos, loucuras e atos nonsense protagonizados por monarcas, ditadores, presidentes e até mesmo líderes religiosos com alguns (ou muitos) parafusos a menos, uma espécie que parece se proliferar aos borbotões abaixo e nos arredores da linha do Equador.
Marcada por imensuráveis instabilidades políticas, a trajetória dos países latino-americanos é repleta de crises sociais, golpes, violência e corrupção, tudo isso regido por líderes excêntricos que se perpetuaram ― ou tentam se perpetuar ― no poder, exaltando o culto à personalidade e comportando-se como se fossem meninos mimados que se apegam ao poder com unhas e dentes, custe o que custar.
De forma envolvente e perspicaz, Ariel narra inúmeros causos peculiares estrelando personagens marcantes que vão de Evita e Juan Domingo Perón a Nicolás Maduro, passando pelos ditadores do vodu haitiano Papa e Baby Doc; o malfadado imperador do México Maximiliano de Habsburgo; o monstruoso ― e medroso ― Alfredo Stroessner, o verborrágico Fidel Castro, entre muitos outros.
O jornalista inclui ainda figuras que tomaram de assalto os noticiários nos últimos anos, como o aluado Javier Milei; o resiliente presidente da Guiana Irfaan Ali e o CEO de Deus na Terra Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco.
Com prefácio de Guga Chacra e posfácio de Nilson Klava, América Latina lado B é uma obra imperdível, que une a pena afiada e o rigor jornalístico de um dos maiores conhecedores da América Latina e de todas as suas insanas peculiaridades.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
➡️ #Trechos do #livro
(…)”Ao longo da história, a América Latina foi palco de alguns dos atos mais absurdos, bizarros e esdrúxulos já vistos no mundo. Tudo isso protagonizado por personagens que, se não fossem reais, pareceriam saídos de um filme de comédia pastelão.”
(…)”Papa Doc, o pai, era conhecido por sua crueldade e paranoia. Ele acreditava que era um deus vivo e exigia que seus súditos o chamassem de “Sua Excelência Vitalícia”. Ele também era um grande adepto do vodu e usava a religião para manter o povo sob controle.”
(…)”Maximiliano era um homem culto e refinado, que falava vários idiomas e era apaixonado por música e arte. Ele também era um líder militar experiente, que havia lutado na Guerra da Crimeia.”
(…)”Stroessner era um homem frio e cruel, que não tinha compaixão por seus inimigos. Ele era obcecado pelo poder e estava disposto a fazer qualquer coisa para mantê-lo.”
(…)”Fidel Castro foi um líder revolucionário cubano que governou o país por 47 anos, de 1959 a 2006. Ele é considerado uma figura heroica por muitos, mas também foi um ditador que reprimiu a dissidência e violou os direitos humanos.”
Conheça o Autor
Ariel Palacios nasceu no ano dos golpes militares de Gana, Argentina e Grécia, e ao longo de sua vida já ocorreram 35 golpes militares especificamente na América Latina. Ele se formou na Universidade Estadual de Londrina no ano do roubo das mãos decepadas do defunto general Perón.
No ano que o ditador peruano Alberto Fujimori fez uma nova constituição para consolidar seu regime autoritário, ele concluiu o programa de pós-graduação do jornal El país, em Madrid.
No ano em que o argentino presidente Menem tentou seduzir Madonna (fracassando, evidentemente), Ariel começou a trabalhar como correspondente na Argentina para a GloboNews e na rádio CBN.
Detalhes do livro
Editora: Globo Livros; 1ª edição (22 abril 2024) Idioma: Português Capa comum: 448 páginas ISBN-10: 6559871622 ISBN-13: 978-6559871629 ASIN: B0CYTKTXNM Dimensões: 16 x 2 x 23 cm.