(…)”Aos quatro anos, Ayrton já dirigia um kart na propriedade da família em Tatuí. Aos 13, já competia em corridas oficiais, demonstrando um talento nato para o automobilismo.”
(…)”Sua estreia na Fórmula 1 em 1984 foi meteórica. Ele conquistou seus primeiros pódios e vitórias rapidamente, chamando a atenção do mundo para seu talento excepcional.”
(…)”Ayrton era mais do que um piloto de corrida. Ele era um símbolo de superação, talento e fé. Sua garra e determinação inspiravam milhões de pessoas ao redor do mundo.”
(…)”Ayrton não tinha medo da chuva. Ele acreditava que era nessas condições que os verdadeiros pilotos se destacavam.”
Ayrton
Livro – Ayrton: o herói revelado
Escrito por: Ernesto Rodrigues
Tive o privilégio de acompanhar de perto, desde 1972, a Fórmula 1 e a saga dos brasileiros na categoria mais importante do automobilismo mundial. Em 2004, depois de ler Ayrton: o herói revelado, ficou claro que a biografia escrita por Ernesto Rodrigues era o retrato mais completo, preciso e emocionante da trajetória de Ayrton Senna.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Ninguém mergulhou com tanta sensibilidade, elegância e espírito jornalístico na história do gênio cuja vida eu acompanhei desde 1982, quando ele assombrou os autódromos ingleses nas disputas da Fórmula Ford, até aquele terrível 1º de maio de 1994, o dia em que todos ficamos órfãos de seu talento e carisma.
Frequentemente, quando me perguntam sobre momentos específicos da minha vida ao lado do Ayrton, a única resposta que vem à mente é: “leia o livro do Ernesto Rodrigues”. E agora, enquanto escrevo as minhas memórias, Ayrton: o herói revelado é fonte de consulta valiosa, graças à profundidade da pesquisa e à forma de expor do meu amigo Ernesto.
Vinte anos depois, ao ler a edição atualizada do livro, constato não apenas que eu estava certo quando apostei que ninguém faria uma biografia tão completa. Verifico, com prazer, passados trinta anos da perda de Senna, que, além da veracidade, permanência e relevância do que Ernesto escreveu em 2004, ele agora nos brinda uma atualização e uma contextualização do livro que abrange os acontecimentos significativos ocorridos depois de Ayrton, tanto na Fórmula 1 quanto no Brasil. Ayrton: o herói revelado , assim como Senna, continua importante, emocionante e inesquecível.
A selva brasileira, impiedosa, consome nossos heróis. Cabe a nós lutar pela preservação das suas obras, histórias, exemplos. Eles nos ajudam a construir um futuro digno pra todos. O Brasil precisa de heróis. Precisa muito – precisa agora. Não podemos esquecê-los.
Ernesto Rodrigues faz a sua parte, em Ayrton: o herói revelado, preservando e projetando a memória de Ayrton Senna, cuja morte cruel nos atingiu em cheio na manhã de 1º de maio de 1994. A pesquisa minuciosa e cheia de paixão de Ernesto está de volta, vinte anos após o seu lançamento, em edição enriquecida com quase uma centena de acréscimos, que dão uma nova dimensão ao livro, o melhor já feito no Brasil sobre o herói.
A vida pessoal de Ayrton está toda lá, inclusive as tantas polêmicas – heróis também as têm –, assim como sua extraordinária carreira nas pistas, em especial tantos Grande Prêmios inesquecíveis, como o do segundo lugar no aguaceiro de Mônaco em 1984; a primeira vitória em Portugal; as disputas roda a roda com Nigel Mansell; os duelos com Nelson Piquet dentro e fora da pista; os títulos conquistados no Japão de forma dramática; os embates históricos com Alain Prost, as conquistas heroicas em Interlagos; a primeira volta espetacular de Donington Park; a última bandeira quadriculada na Austrália, em 1993 e a corrida fatal em Imola, em 1994.
Ernesto detalha estas e outras corridas antológicas de Ayrton, com informações inéditas e mais de 250 depoimentos de quem esteve bem próximo do herói.
Com Ayrton: o herói revelado, Ernesto exalta uma época e um brasileiro que merecem ser relembrados e reverenciados.
Conheça o Autor
Ernesto Rodrigues é mineiro de Lambari, formado pela PUC de Belo Horizonte e repórter desde 1978, trabalhou nos jornais O Globo e Jornal do Brasil, e nas revistas IstoÉ e Veja, antes de iniciar, em 1986, uma carreira de 15 anos como editor e executivo de telejornais e programas da TV Globo, e como chefe da sucursal da emissora em Londres.
A partir de 2001, passou a se dedicar às aulas de Jornalismo na PUC-RJ; foi ombudsman da TV Cultura de São Paulo entre 2008 e 2010, e montou, em 2013, a Bizum, produtora na qual roteirizou e dirigiu mais de 20 documentários sobre temas e personagens diversos.
Como escritor e biógrafo, além de Ayrton: o herói revelado, escreveu e foi organizador do livro No próximo bloco – O jornalismo brasileiro na TV e na Internet. Também é autor de Jogo Duro – A história de João Havelange; O traço da Cultura – O desafio de ser ombudsman da TV Cultura, a emissora mais festejada e menos assistida do Brasil; e Zilda Arns – Uma biografia. Aos 70 anos, Ernesto vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Detalhes do livro
Editora: Tordesilhas; 1ª edição (30 abril 2024) Idioma: Português Capa comum: 512 páginas ISBN-10: 6555682027 ISBN-13: 978-6555682021 ASIN: B0CYM396VJ Dimensões: 16 x 3 x 23 cm.