(…)”No azul celeste, onde a luz se expande, Brilham estrelas, em sublime bando. São como diamantes, no firmamento, Lançando raios, de fulgor intenso…”
(…)”A lua prateada, com seu brilho suave, Ilumina a noite, com um manto crave. As nuvens brancas, qual algodão fofo, Navegam nos ares, num voo aéreo e vago…”
(…)”O vento sussurra, em doce murmúrio, Trazendo perfumes, de um campo florido. Os passarinhos cantam, em alegre coro, Saudando o dia, com melodioso canto sonoro…”
(…)”Ah! Natureza bela, que me inspiras, Com tua grandeza, que o meu ser admira. Em cada recanto, encontro poesia, E a alma se eleva, em santa simpatia…”
Nebulosas
Livro – Nebulosas escrito por Narcisa Amália
A Editora Landmark, através de seu selo A+M, resgata NEBULOSAS, a obra-prima de um dos grandes nomes da literatura brasileira, Narcisa Amália, em uma edição capa dura, com texto integral e prática para o estudo e as horas de lazer. Destemida, intelectualmente vigorosa e profundamente compassiva em relação às questões humanas e femininas, Narcisa Amália deixou uma marca indelével com sua obra singular, “Nebulosas”.
Publicado em 1872 pela renomada editora Garnier, este livro não apenas provocou uma celebração unânime de seu talento, mas também conquistou o reconhecimento de figuras proeminentes da época, incluindo Machado de Assis e o imperador D. Pedro II. Esta edição especial, que resgata os 44 poemas originais de uma das grandes poetisas brasileiras, lança luz sobre uma figura há muito esquecida pela história e pela sociedade.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Os poemas líricos de Narcisa Amália revelam uma sensibilidade íntima, explorando temas femininos, introspectivos e uma conexão profunda com a natureza. Além disso, sua obra ecoa um compromisso social evidente, destacado por sua defesa veemente da abolição da escravatura.
Nesta edição, os versos de Narcisa Amália ganham nova vida, oferecendo aos leitores contemporâneos a oportunidade de se conectarem com uma voz poética notável que continua a ressoar através do tempo, enriquecendo nosso entendimento da história literária e social do Brasil.
Poema V:
No seio da noite, quando o silêncio reina,
E a lua prateada, no céu se delineia,
Meu ser se transporta, para um mundo ideal,
Onde a paz e o amor, são sempre real.As estrelas cintilam, como faróis brilhantes,
Guiando meus sonhos, por mares distantes.
A brisa sussurra, segredos ao meu ouvido,
E a alma se eleva, num êxtase sentido.Neste mundo etéreo, onde tudo é perfeito,
Sinto-me feliz, num estado completo.
As dores da vida, aqui se dissipam,
E a felicidade plena, finalmente se alcançam.Oh! Noite querida, que me trazes sossego,
Teus braços acolhedores, me dão aconchego.
Em teu manto negro, encontro a paz que desejo,
E a alma se acalma, num sono abençoado e breve.
Conheça o Autor
Narcisa Amália de Campos, ou simplesmente Narcisa Amália, foi uma poetisa, tradutora, escritora, crítica literária brasileira do século XIX e a primeira mulher no Brasil a se profissionalizar como jornalista, nascida em uma época marcada por profundas transformações sociais e culturais no Brasil.
Nascida em uma família de classe média alta, demonstrou desde cedo um talento excepcional para a escrita e uma sensibilidade aguçada para as questões humanas e femininas de seu tempo. Sua vida e obra são envoltas em certo mistério, pois há poucos registros biográficos disponíveis sobre ela.
Sabe-se que viveu em uma época de grande efervescência intelectual no Brasil, durante o período imperial, quando as ideias abolicionistas e republicanas começavam a ganhar força.
Detalhes do livro
Editora: EDITORA LANDMARK; Edição padrão (11 março 2024) Capa dura: 224 páginas ISBN-10: 8580700817 ISBN-13: 978-8580700817 Idade de leitura: 10 anos e acima Dimensões: 17 x 12 x 2 cm.