(…)”O Brasil vive um momento de efervescência evangélica sem precedentes. Em poucas décadas, as igrejas protestantes pentecostais e neopentecostais se tornaram a maior força religiosa do país, superando o catolicismo secular.”
(…)”O pentecostalismo chegou ao Brasil no início do século XX, trazido por missionários americanos.”
(…)”Nas últimas décadas, o pentecostalismo brasileiro passou por uma profunda transformação, dando origem ao neopentecostalismo.”
(…)”Os evangélicos se tornaram uma força política poderosa no Brasil.”
(…)”Os evangélicos também têm uma grande influência cultural no Brasil.”
O púlpito
Livro – O púlpito: fé, poder e o Brasil dos evangélicos
Escrito por: Anna Virginia Balloussier
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Em 1987, o Congresso formou sua primeira bancada evangélica, um forte indicativo da disposição dessa vertente religiosa para extrapolar os templos e se envolver de maneira mais direta nas discussões políticas e sociais do país, ditando seus rumos. A fé evangélica hoje alcança um terço dos brasileiros, e em breve terá o mesmo número de fiéis que o catolicismo romano.
Estimuladas pelo sucesso popular de líderes como Edir Macedo, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago e o casal Estevam e Sonia Hernandes, entre outros, as novas e novíssimas igrejas evangélicas têm transformado o perfil econômico e ideológico de seus rebanhos. Temas como aborto, casamento, sexualidade e prosperidade ganharam novos sentidos e práticas nos púlpitos (reais e virtuais) e na vida cotidiana dos fiéis, questionando as concepções seculares e católicas predominantes no debate público.
A jornalista Anna Virginia Balloussier, habituada a conviver com os evangélicos, embora não integre suas fileiras, propõe um novo olhar sobre os crentes e sua fé. Através de entrevistas com personalidades do movimento evangélico, entre lideranças e fiéis anônimos, a autora dá voz a um segmento da população usualmente menosprezado.
O livro apresenta uma narrativa histórica da fé evangélica no Brasil ao mesmo tempo que analisa suas convicções religiosas, morais e políticas, marcadas pela diversidade de visões sobre Deus, o diabo e o mundo.
➡️ #Trechos do #livro
(…)”Encontrou terreno fértil nas periferias das grandes cidades, entre a população pobre e marginalizada.”
(…)”O neopentecostalismo se caracteriza por um estilo de vida mais urbano e cosmopolita, uma ênfase na prosperidade material e um uso intensivo dos meios de comunicação.”
(…)”Eles têm uma bancada expressiva no Congresso Nacional e exercem grande influência nas decisões do governo.”
(…)”Suas músicas, novelas e filmes moldam os valores e costumes da sociedade brasileira.”
(…)”Sua agenda política é conservadora, defendendo valores como a “família tradicional”, a “moral cristã” e o “combate ao aborto”.”
(…)”Outros criticam sua influência na política e na cultura, acusando-os de serem autoritários e intolerantes.”
Conheça o Autor
Nascida no Rio de Janeiro, Anna Virginia Balloussier é repórter especial da Folha de S.Paulo e escreve sobre religião, política e direitos humanos. Pela Todavia, publicou Talvez ela não precise de mim: Diários de uma mãe em quarentena.
Detalhes do livro
Editora: Todavia; 1ª edição (8 abril 2024) Idioma: Português Capa comum: 208 páginas ISBN-10: 6556925780 ISBN-13: 978-6556925783 ASIN: B0CTHPQYLB Dimensões: 13.5 x 1.2 x 20.8 cm.