(…)”Este livro é um convite para uma viagem no tempo, para desvendarmos os mistérios do nascimento do português. Uma viagem que nos levará desde os primórdios da Península Ibérica até os dias de hoje, passando pelos celtas, pelos romanos, pelos visigodos, pelos árabes e por muitos outros povos que deixaram suas marcas na nossa língua.”
(…)”O latim vulgar era a língua falada pelo povo romano, diferente do latim clássico, que era a língua da literatura e da administração.”
(…)”Os suevos e visigodos, povos germânicos que invadiram a Península Ibérica no século V, também deixaram sua marca no português. Eles introduziram algumas palavras novas na língua, principalmente relacionadas à guerra e à administração.”
Assim nasceu uma língua
Livro – Assim nasceu uma língua: Sobre as origens do português
Escrito por: Fernando Venâncio
“Latim em pó”, “a última flor do Lácio”… Dos dois lados do oceano, aprendemos a nos orgulhar das origens latinas, supostamente diretas, da língua que usamos todos os dias. Mas será que foi assim mesmo? Neste livro notável, o linguista português Fernando Venâncio demonstra que o idioma de Camões nos chegou de Roma de forma oblíqua, e é na realidade uma variação do galego, língua de pastores de ovelhas iletrados do noroeste da Espanha.
Assim nasceu uma língua conta a história das palavras com graça, conhecimento e espírito crítico, mostrando que até o século 15 a língua usada em Portugal era uma variante do galego. A ideia de uma pureza latina serviu a projetos nacionalistas a partir da expansão marítima e segue viva no século 21, com a língua já espalhada e reapropriada por novos falantes de todo o mundo.
Explore nossa biblioteca completa! Descubra novos livros e autores favoritos. Clique aqui para acessar a nossa seleção completa de livros: www.ilovelivros.com
Sucesso de vendas e de crítica em Portugal, o livro chega às livrarias pela Tinta-da-China Brasil , com prefácio do linguista Marcos Bagno, que escreve: “Para o público leitor brasileiro, muito do que se diz neste livro há de causar surpresa, espanto e até indignação. Os mitos culturais muito impregnados no senso comum resistem com brio às investidas da racionalidade”.
➡️Leia Trechos do livro: “Assim nasceu uma língua” de Fernando Venâncio
(…)”O latim chegou à Península Ibérica no século II a.C., com a conquista romana. A língua dos conquistadores se impôs rapidamente, substituindo as línguas dos povos ibéricos, como o lusitano e o celta.”
(…)”O latim vulgar era uma língua viva e dinâmica, que se modificava constantemente. Essa língua foi a base para o surgimento das línguas românicas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.”
(…)”Um exemplo de palavra de origem suévica é a palavra “guerra”. Outra palavra de origem visigótica é a palavra “rei”.”
(…)”Os cristãos reconquistaram a Península Ibérica gradualmente, e a cada nova conquista, a língua portuguesa se expandia. O português também foi influenciado pela língua árabe, que era a língua falada pelos muçulmanos.”
(…)”Essa expansão marítima teve um grande impacto na língua portuguesa. O português foi levado para todas as partes do mundo, e entrou em contato com muitas outras línguas. Como resultado, o português incorporou muitas palavras novas, principalmente relacionadas à navegação, ao comércio e à colonização.”
(…)”O português é uma língua em constante evolução, e continua a se adaptar às novas realidades do mundo. É uma língua viva e vibrante, que tem um futuro promissor pela frente.”
➜ “O livro “Assim Nasceu Uma Língua” é uma obra fascinante que nos ajuda a compreender melhor a história da língua portuguesa. Através de uma linguagem clara e acessível, o autor nos leva em uma viagem no tempo, desde os primórdios da Península Ibérica até os dias de hoje.”
Conheça o Autor
Fernando Venâncio é um escritor português, intelectual, crítico literário, e académico. Actualmente, tem nacionalidade holandesa.
Detalhes do livro
Editora: Tinta da China Brasil; 1ª edição (15 abril 2024) Idioma: Português Capa comum: 304 páginas ISBN-10: 6584835049 ISBN-13: 978-6584835047 Dimensões: 23 x 1.5 x 16 cm.